ÁREA DO CLIENTE

Exército realiza Simpósio doutrinário de tropas blindadas e mecanizadas

Cenário internacional, tecnologia, investimentos, equipamentos, armas e viaturas foram temas de um importante evento nesta segunda-feira, 10 de outubro, em Porto Alegre (RS). Realizado no Quartel General do Comando Militar do Sul (CMS), no Centro Histórico da Capital Gaúcha, o “Simpósio Doutrinário de Tropas Blindadas e Mecanizadas” reuniu comandantes de organizações militares e oficiais generais do Exército Brasileiro (EB) para um dia de estudos e debates sobre a modernização de veículos, equipamentos da Força Terrestre e aspectos doutrinários do emprego das tropas.

Prestigiaram o evento autoridades como o antigo comandante do Exército Brasileiro e do CMS, general de exército R1 Edson Leal Pujol; o antigo comandante Militar do Sul e atual chefe do Estado-Maior do Exército (EME), general de Exército valério Stumpf Trindade; o atual comandante Militar do Sul, general de exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva; e o comandante Logístico (COLOG), general de Exército Eduardo Antonio Fernandes.

“O que vem ocorrendo hoje no mundo mostra mais uma vez a necessidade e a importância das forças blindadas no contexto de uma guerra convencional. Há a necessidade de nos atualizarmos e padronizarmos conhecimento em prol de um Exército sempre operacional como o nosso”, declarou o general Fernandes.


O chefe do EME, o general Stumpf atualizou os militares sobre o planejamento e projetos de aquisições de equipamentos importantes para a manutenção da capacidade operacional da Força, como o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas, Defesa Anticarro, materiais de Engenharia de Combate e a fabricação de modernos rádios em blindados, esses últimos produzidos pela indústria nacional.

“Nós estamos em um processo de transformação do Exército. As nossas forças blindadas estão sendo modernizadas e nós estamos discutindo os detalhes sobre como fazer e onde alocar mais e menos recursos. Estabelecer as prioridades corretas é o mais importante”, disse o general Stumpf.

O comandante Militar do Sul, general Soares, também ressaltou a importância do tema blindados no contexto das guerras atuais.

“Muitos achavam que nunca mais haveria guerra e que as tropas blindadas eram coisas do passado. Mas, na verdade, não se fala em guerra sem blindados. Este simpósio é importantíssimo para discutirmos as mais do que prováveis mudanças no cenário internacional”, concluiu o general Soares.

 

Texto: 2º tenente Pablo Gomes/CMS
Fotos: 2º Tenente Pablo Gomes, 1º Sargento Wagner Pires e Cabo Douglas Franco/CMS
Fonte: Comando Militar do Sul

COMPARTILHE