Exército licencia Simulador de Operações Cibernéticas

0
1524

O Comando do Exército, por intermédio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e por meio do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), assinaram o contrato de licenciamento do programa de computador Simulador de Operações Cibernéticas (SIMOC). A assinatura foi realizada no dia 14 de julho, no Salão de Honra do DCT, localizado do Quartel-General do Exército (QGEx).

O simulador é uma ferramenta para treinar militares combatentes do espaço digital e será empregado pelo CCOMGEx, inclusive na formação dos alunos do curso de guerra cibernética do Exército.

A utilização do SIMOC apresenta, dentre diversas vantagens, possibilidade de criar diversos tipos de simulações (exercícios); reuso de elementos (objetos, eventos, métricas, etc…); criação de redes mistas, contendo segmentos virtuais e segmentos de rede reais; variedade de funcionalidades que apoiam o instrutor durante as simulações.

A ferramenta também possibilita ao instrutor pausar a simulação, adiantar, repetir uma situação, mudar parte do cenário e modificar o nível de dificuldade do exercício. O simulador também pode ser acessado remotamente, permitindo a realização de treinamento de militares em diferentes localidades.

Participaram da solenidade o chefe de tecnologia da informação e comunicação do DCT, general-de-divisão Carlos Alberto Dahmer, o comandante de comunicações e guerra eletrônica, general-de-brigada Ivan de Sousa Corrêa Filho, o coordenador de despesas do DCT, tenente-coronel Ibernom dos Santos, e o representante da Rust Consultoria em Engenharia LTDA, Eduardo Rust da Costa Carmo. O evento restringiu o público devido aos protocolos sanitários.

Fonte: DCT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here