Foi publicada no Boletim do Exército de hoje, 01 de agosto, a portaria nº 1.585–EME/CEx, que aprova a diretriz de iniciação do projeto de modernização das viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado (VBCOAP) M109A5 (EB20-D-08.084), integrante do Subprograma Sistema de Artilharia de Campanha (SPrg SAC), do Programa Estratégico do Exército ASTROS (Prg EE ASTROS), a fim de melhorar o apoio de fogo da Artilharia de campanha do Exército Brasileiro (EB).
O objetivo desse projeto é modernizar as viaturas M109A5 obtidas junto aos Estados Unidos da América, via o programa Foreign Military Sales (FMS), a um padrão semelhante ao das 32 M109A5+BR modernizadas pela empresa BAE Systems, integrando-as ao Sistema Digitalizado de Artilharia de Campanha, bem como implantar uma estrutura de logística flexível que sustente com qualidade e oportunidade a fim de propiciar níveis de disponibilidade adequados ao longo de seu ciclo de vida.
Atualmente o EB possui em carga mais de uma centena de VBCOAP M109, incluindo 27 da versão A3 (de 37 adquiridas), que atualmente também estão em processo de modernização.

Respostas de 3
Excelente! Aproveite a “janela de oportunidade”, e adquira a licença para fabricação do M777 com transferência total de tecnologia. Se nós tivermos a plena produção dos obuses AR (105mm/155mm), já me dou por satisfeito. Não dá pra depender de fornecimento externo em armamentos críticos como esses citados.
Excelente!!!🇧🇷
Seguindo o meu comentário anterior, até prefiro que o investimento que seria direcionado a aquisição do Atmos, agora fosse aplicado na aquisição de tecnologia dos obuses 105/155mm. Melhor saber fabricar os auto rebocados, do que importar tanto os auto rebocados como autopropulsados. O domínio na fabricação é de melhor serventia.