ÁREA DO CLIENTE

Exército e UFPE assinam acordo de desenvolvimento tecnológico em cibersegurança

O Instituto Militar de Engenharia (IME) formalizou um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico com ênfase em inteligência artificial, segurança cibernética, tecnologias quânticas e manufatura aditiva. A expectativa é que os resultados provenientes dessa colaboração contribuam para o fortalecimento das capacidades militares em temas de interesse nacional.

Como desdobramento do acordo, está em desenvolvimento o Curso de Inteligência Artificial e Cibersegurança, elaborado para atender às demandas do Comando de Defesa Cibernética. O projeto-piloto está programado para iniciar no 1º semestre de 2025, com a participação de 20 alunos. A UFPE também tem participação destacada no projeto de Tecnologias Quânticas liderado pelo IME.

De acordo com o chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), general-de-divisão Armando Morado Ferreira, “o acordo contribuirá para a construção de uma relação permanente com a Universidade Federal de Pernambuco, que surgirá a partir de pequenas interações, mas com grandes objetivos e realizações”.

Já o comandante e reitor do IME, general-de-brigada Juraci Ferreira Galdino, ressaltou que “o acordo formaliza uma parceria já exitosa, com um projeto em andamento e um curso sendo estruturado”. Destacou ainda que “a parceria faz parte de uma ação estratégica do DCT, visando à participação mais efetiva do IME em várias regiões do país”.

O Reitor da UFPE, doutor Alfredo Macedo Gomes, destacou “a importância de construir conjuntamente parcerias para fortalecer áreas tão estratégicas e importantes para o Brasil”.

A solenidade também contou com a participação do major Édio Pereira Lima Júnior, pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IME, e do professor doutor Pedro Valadão Carelli, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, os quais assinaram o acordo como testemunhas.

 

Fonte: Agência Verde Oliva
Fotos: soldados Monteiro e Victor Antunes

 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *