Exército desenvolve redutor de calibre para o morteiro de 120 mm

No dia de ontem, 12 de abril, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR), subordinada a Diretoria de Fabricação (DF) do Exército, realizou testes com munição real no protótipo do projeto do redutor de calibre do morteiro 120 mm (Mrt P 120 M2 R) para a utilização de com munições de 81 mm.

O projeto do redutor de calibre surgiu de forma a atender a uma demanda do Comando Militar do Sul (CMS). Com este acessório, será possível viabilizar o adestramento das unidades possuidoras do morteiro 120 com menor custo, possibilitando um maior número de tiros e adestramento para manuseio.

O redutor foi concebido de forma a permitir a utilização do tubo do morteiro de 81 mm, também fabricado pelo AGR, o qual é inserido no interior do tubo de 120, tendo como grande desafio garantir a segurança da tropa e todas as condições de uso, em especial, no caso de nega da munição.

Durante os testes, realizados no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), o “Campo de Provas da Marambaia/ 1948”,  foram medidas pressão e velocidade do sistema de armas e ocorreram 100% de aproveitamento dos disparos.

Fonte: Comunicação Social do AGR

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A equipe de Tecnologia & Defesa esteve a bordo do super navio-aeródromo USS George Washington (CVN 73), um navio de...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Comentários

3 respostas

  1. Eu nem sabia que isso era possível!
    Parabéns pro pessoal do AGR, que tem aparecido positivamente com bastante frequência nos últimos meses com entrega de produtos e aumento do portfólio.

  2. Aos editores: Foram publicados os novos ROs do Sistema de Armamento Axial e de Imageamento para Helicópteros (SiAAIH) para a AvEx (EB20-RO-04.051)bem como o da Viatura Blindada de Combate Obus Autopropulsado Sobre Rodas de 155 mm(EB20-RO- 04.021) e o RTLI (EB20-RTLI-04.010). Espero ter contribuído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL