Exército Brasileiro dá a largada para o 8X8

24
6389
O Centauro II, um dos candidatos (Iveco - Oto Melara Consortium)

No último Boletim do Exército de 2020, o BE Nº 53/2020, saiu a Portaria EME/C Ex nº 275, de 11 de dezembro último, que aprova a diretriz de iniciação do projeto de obtenção da viatura blindada de combate de Cavalaria (VBC-Cav), e cria a equipe para a realização dos estudos de viabilidade e elaboração da proposta do modelo a ser seguido.

Os planos abrangem 221 veículos, preferencialmente até 2026, além do planejamento e implantação de suporte logístico integrado (SLI) durante esse período, semelhante àqueles apresentados para as modernizações do Cascavel e do Leopard.

O Exército Brasileiro (EB) busca como objetivo mais poder de fogo e capacidade de combate anticarro, aos regimentos e esquadrões de Cavalaria mecanizados, principalmente no âmbito das Brigadas Guarani, complementando e depois substituindo, as VBR EE-9 Cascavel, as quais devem ganhar um tempo adicional de serviço de mais 15 anos.

As principais características apresentadas nos requisitos operacionais são:

  • Sistema de tração 8X8;
  • Armamento principal (canhão) de calibre mínimo de 105 mm;
  • Dotação de sistema de comando e controle (C2) interoperável com o sistema da Força Terrestre e com as versões adotadas nas viaturas de família de blindados Guarani; e
  • Comunalidade entre os diversos subsistemas com o projeto de modernização da VBR EE-9 Cascavel;

A publicação dessas diversas diretrizes de iniciação do projeto demostra a continuidade do EB em relação ao trabalho feito pelo GT Nova Couraça, recentemente transformado em Subprograma Forças Blindadas (S Prg EE F Bld), integrante do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP). É aguardado para breve que sejam divulgados as diretrizes para as futuras viatura blindada de combate carro de combate (VBC CC) (*) e viatura blindada de combate de fuzileiros (VBC Fuz), cujos ROB e RTLI foram apresentados em fevereiro/março de 2020, pelo Estado-Maior.

 

(*) ERRATA: No texto original de T&D, publicado no dia 30/12, estava escrito que aguardava-se a publicação para as próximas semanas dos documentos da VBC CC corrente, mas essa já havia sido publicada e divulgada em nosso site, como nos alertou  o leitor FCarvalho. O correto, e que se aguarda, é a diretriz de iniciação do projeto da futura VBC CC, que irá substituir os Leopard.
Pedimos desculpas a nossos leitores por esse erro, agradecemos a FCarvalho pelo aviso e solicitamos a todos aqueles os que utilizaram nosso texto como base para divulgarem seus sites, blogs e canais de youtube que façam a devida correção. 

PRBJ

24 Comentários

  1. Bacana ver o projeto Nova Couraça andando. Fica claro que o EB sabe o que quer, tem essa visão de futuro e vai buscar material moderno e que se adeque às nossas necessidades operacionais. Espero que a dotação orçamentária acompanhe o projeto.

    • Esse é o problema, o EB para conseguir comprar os guarani que são 6×6 quase pelados e muito mais simples esta tendo que entrar em trabalho de parto todo ano, imagina esse 8×8 que é muito mais caro. Detalhe, os outros membros da família guarani até agora não saíram do papel justamente por falta de orçamento

    • Xará, o próprio Paulo Bastos já disse em um comentário anterior a essa matéria que a Iveco Itália (matriz) vetou essa possibilidade

      • Ela vetou um Centuro I “made in Brazil” totalmente atualizado. Isso é diferente de, por exemplo, o EB adquirir o mesmo veículo dos estoques italianos e modernizá-los na própria Iveco.

        • A IVECO não vetou devido a uma possível concorrência com o Centauro II. Vetou devido ao número reduzido de viaturas que seriam adquiridas pelo EB. Se o custo de adaptação da planta atual for alto, não teria lógica adicioná-lo na fábrica nacional com um pedido baixo.
          A empresa já aprendeu que aqui nada é garantido. Vide o próprio Guarani, onde a quantidade planejada foi reduzida quase a metade do contrato original. Importante lembrar que com a redução de veículos tivemos um belo prejuízo contratual.

          • Com condenação pelo TCU dos 3 generais que assinaram o contrato , prejuízo para União de aproximadamente R$ 200 Milhões.

  2. Bela notícia para o início de 2021 ! Mas Paulo, nessa portaria do EB, caberia a possibilidade do desenvolvimento do Guarani 8×8 ou apenas comtempla aquisição de equipamento já em produção ? O Centauro II seria o mais provável, já que a IVECO tem interesses comerciais no Brasil ? Quais seriam os |”concorrentes” nessa compra ? Stryker, Centauro 2, Rooikat, Pandur 2, Boxter, Nexter Vextra com canhão de 120mm ? Norinco nem pensar né ?

    • É possível sim o desenvolvimento de um Guarani 8×8, porém, pense só um pouquinho. Imagine quantos anos se levaria para o desenvolvimento deste carro. Pelo o que li por ai, levaria mais de 10 anos e olhe lá. Temos que contar também que temos problemas orçamentários e com certeza haveria fortes mudanças no decorrer do projeto. Se você deseja um Guarani 8×8, sim, ele já existe e se chama SuperAV. Ele é o que mais se parece com o Guarani. É possível o Exército Brasileiro optar por ele e colocar uma torre de 105mm ou 120mm (lembrando que na divulgação do Exército Brasileiro consta o ”MÍNIMO”), sim, é possível, como também é possível o Exército Brasileiro comprar o Cantauro II 120mm tendo em vista que este blindado apareceu em um breve vídeo mostrado pelo próprio comandante do Exército Brasileiro durante uma palestra sobre o projeto. Além disso, nesse breve vídeo, apareceu também um Leopard 2A4 ou 2A5 (eu não consegui ver qual versão realmente era). Então podemos dizer que o Exército Brasileiro muito em breve estará equipado ou com o SuperAV com torre de 105mm ou 120mm ou Centauro II (acredito que será o Centauro II) e uma das duas versões do Leopard.

  3. “É aguardado para breve que sejam divulgados o da viatura blindada de combate carro de combate corrente (VBC CC corrente)”

    Não seria o EV/PMO da VBC CC?
    Estes mesmos docs para os Leo 1A5 já foram emitidos recentemente. Ou estou enganado?

  4. Ainda não é a hora.
    O momento é de investir pesado em um sistema de defesa antiaérea de médio alcance, para depois investir nos blindados.
    Primeiro temos que garantir a defesa de todo o nosso espaço aéreo territorial que é gigantesco, aí depois sim investiremos em mais blindados.
    Uma coisa de cada vez, a prioridade é o sistema de defesa antiaérea.
    Mas se for teimar e adquirir logo um Centauro, seria melhor nem perder tempo modernizando os Cascavéis, pois os Centauros seriam os substitutos desses blindados antigos.
    Será um desperdício de recursos modernizar blindados muito antigos e já ultrapassados como o Cascavel.
    É melhor adquirir logo 400 Centauro, pra substituir de vez os Cascavel, mas só depois de adquirir um bom sistema de defesa antiaérea, pelo qual isso é prioridade no momento.

    • O Problema e que 400 Centauros não são baratos, A modernização do Cascavel seria praticamente uma solução tampão ate ter pressuposto para serem substituídos por outro blindado.
      Se não me engano cada Centauro II custa 7,5 milhões, A Italia ofereceu em 2019 200 Centauros I aonde cada um sairia por 300mil é acredito que o EB vai optar por adquiri-los e modernizar juntamente com os Cascavel. (A Itália atualmente tem em media 250 Centauros B1)
      Aonde a soma ficaria 400 Blindados de reconhecimento ficando praticamente com o mesmo numero atual de Cascavel.

      • Por isso mesmo, justamente por não serem baratos, agora não seria o momento ideal para fazer aquisição destes blindados.
        No momento a prioridade é investir bem em um sistema de defesa antiaéreo de médio alcance, pois garantir a defesa do nosso espaço aéreo territorial é essencial para podermos investir nos blindados e em modernizações. Se não dominarmos o nosso espaço aéreo em termos de defesa e proteção, por mais que tenhamos ótimos blindados antigos-modernizados e blindados novos, ficaremos vulneráveis em solo, pois até mesmo um drone de ataque invasor, que venha voando a 2000 pés (610 metros), seria capaz de destruir os nossos tanques blindados de combate, assim como aconteceu com a Armênia que teve seus blindados de combate destruídos por drones de ataque invasores do Azerbaijão.
        Só concluindo, temos que garantir a nossa defesa antiaérea, caso contrário ficaremos vulneráveis.

  5. Boa tarde a todos!!!
    Creio que iremos de Centauro 2 que serão enviados em kits CKD para a planta da Iveco se Sete Lagoas,quanto ao carro de combate,iremos nos manter com os alemães adquirindo as versões mais novas do Leopard,no vídeo do próprio EB aparecem o Centauro 2 e uma versão mais moderna do Leopard.
    Ficamos no aguardo dos próximos capítulos.

    • Sim, o projeto inicial era de 2.044 viaturas, de diferentes versões, a serem produzidas na fabrica da Iveco, em Sete Lagoas, mas foi readequado para 1.580.
      Você encontrará várias matérias sobre isso pesquisando no site.

  6. Precisou um oficial (coronel) ARGENTINO esnobar o GUARANI 6X6 para nosso exército abrir os olhos.
    O oficial argentino disse que ao exército argentino só interessava 8X8 na cara do Robson Farinazo do canal ARTE DA GUERRA.
    Que vergonha!

    • O Coronel Veron não esnobou o Guarani, aliás quem entrevistou ele fui eu, ele simplesmente disse que os requisitos iniciais do Programa VCBR eram para uma viatura 8×8.
      Na verdade, conversando com o Veron, e outros oficiais do Exército Argentino, me foi dito que eles tem muito interesse no Guarani, pois já estão revendo o VCBR e buscando soluções hibridas com viaturas 4×4, 6×6 e 8×8.
      Pelo que pude entender, a primeira opção deles ainda é o Stryker, porem, devido ao custo (que impactaria no numero de unidades adquiridas) o Guarani esta sendo visto como a melhor alternativa.

  7. Paulo , como parte do Projeto Guarani , foi noticiado que o EB l adquiriu 30 caminhões Hemtt 8×8 para apoiar os VBTP-MR 6×6 Guarani . Isso foi confirmado ? Obrigado

    • Foi confirmado em boletim do Exército, como publicado aqui em T&D (procure as matérias na lupa de busca), mas desconheço o seu atual estágio.
      lembrem-se, os M109 chegaram muitos anos depois de serem anunciados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here