Exército Brasileiro capacita militares colombianos para desminagem humanitária

3
600

Na semana de 18 a 22 de janeiro, o Grupo de Monitores Interamericanos na Colômbia (GMI/CO), chefiado pelo coronel de engenharia Cleber Machado Arruda, do Exército Brasileiro (EB), e constituído por militares do Brasil e do México, avaliou e certificou cerca de 100 militares da Brigada de Desminagem Humanitária do Exército Colombiano. As atividades ocorreram no Centro Nacional de Treinamento, o Fuorte Militar de Tolemaida, no departamento de Tolima.

O GMI da Missão de Assistência da Organização dos Estados Americanos (OEA) ao Plano Nacional de Desminagem na Colômbia, estabelecido no âmbito da Junta Interamericana de Defesa (JID), atua na avaliação e certificação das Organizações de Desminagem Humanitária (ODH), integradas por militares e civis, capacitando-as para que possam operar no país.

A GMI/CO foi criada em 2006, sendo que o EB participa desde março de 2007, e contribuiu para a destruição de milhares de minas terrestres e artefatos explosivos improvisados.

Com informações e imagens do GMI/CO e EB

3 Comentários

  1. Mestre Paulo, desculpe se a pergunta é meio tola, mas existe diferença entre desminagem “humanitária” y desminagem de “guerra” num T.O. qualquer ? Os métodos e meios são diferentes ?

    • Na verdade Adriano, acredito que esse tipo de desminagem ocorra em tempos de paz, ou seja, fora de conflito.
      De resto, creio não haver diferença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here