Exército avança no projeto Centauro II com a aceitação do lote de amostra

No dia 30 de dezembro de 2024, penúltimo dia do ano, o Exército Brasileiro (EB), através da Chefia de Material (CMat) do Comando Logístico (COLOG), assinou o termo de recebimento definitivo (TRD) das duas viaturas blindadas de combate de Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II BR que recentemente concluíram seus testes operacionais, finalizando com êxito o termo de contrato nº 122/2022-COLOG/COEX/DMat, de 15 de dezembro de 2022, aceitando a homologação desse sistema de armas e o capacitando para entrar em operação, de acordo com informações da própria Força Terrestre.

As duas viaturas do lote de amostra, que chegaram ao Brasil em 17 de agosto02 de setembro, respectivamente, após uma “queda de braço” com o governo da Alemanha, passaram por uma série de rigorosos testes de avaliação no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), o “Campo de Provas da Marambaia”, no Rio de Janeiro (RJ), e no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), o “Saicã”, em Rosário do Sul (RS), agora se encontram na fábrica de IDV LATAM, em Sete Lagoas (MG), onde estão passando por um total processo de recuperação (“retrofit ”), para serem entregues como “novas” para a Força.

Testes de rodagem na Marambaia

Após essa etapa continuam as negociações entre o EB e a empresa italiana CIO para a aquisição definitiva do lote de 96 unidades de produção e seu cronograma de entregas, bem como um novo plano de acolhimento. A expectativa da assinatura do primeiro lote de produção, de sete unidades, ocorra durante a LAAD 2025.

Os lotes iniciais serão adquiridos diretamente do fabricante, na Itália, mas, de acordo com as negociações em andamento, a partir de uma determinada quantidade entregue, eles deverão ser produzidos no Brasil na unidade da IDV LATAM, em Sete Lagoas, aumentando seu índice de componentes nacionalizados gradativamente, conforme as palavras de Humberto Spinetti, presidente da IDV LATAM, em entrevista a T&D, publicada na edição 177.

Tiro em Saicã

HISTÓRICO

No dia 25 de novembro de 2022, o EB anunciou que a o Centauro II, do Consórcio Iveco–OTO Melara (CIO), venceu a concorrência internacional do projeto VBC CAV – MSR 8X8.

Desenvolvido pela CIO, uma “joint venture” entre as empresas italianas Iveco Defence Vehicles (IDV) e Leonardo, o Centauro II é considerado a referencia em blindado caça-tanques sobre rodas, pois é o único criado especificamente para este fim, e não uma viatura blindada de transporte de pessoal adaptada. Desenvolvido como sucessor do Centauro B1, possui um peso aproximado de 30 toneladas e está equipado com uma torre Leonardo HITFACT MkII, de terceira geração (que também esta sendo ofertada para a modernização dos carros de combate Leopard 1A5), armada com um canhão de 120 mm e 45 calibres, e está em operação no Exército Italiano e sendo negociado com diversos países.

O projeto, aprovado em 11 de dezembro de 2020, pela PORTARIA – EME/C Ex Nº 275, mas que tem suas origens no Grupo de Trabalho (GT) NOVA COURAÇA, em 2019,  é referente à aquisição inicial de 98 viaturas (a demanda é de 221), com seu respectivo suporte logístico (SLI) e um sistema de simulação. Na primeira consulta pública, realizada entre 22 de março a 31 de maio de 2021, 55 empresas demonstraram interesse e 28 modelos foram ofertados, porém este número foi reduzido a cerca da metade no refinamento do projeto, realizado em 16 de novembro. Na entrega oficial das propostas apenas seis modelos se apresentaram, em grande parte pela exigência da viatura já estar em produção seriada, que foi tomada de forma inteligente pelo EB para

O Centauro II BR durante os testes iniciais na Itália

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Respostas de 6

  1. Maravilha !!
    Pelo fato de não ter contrato assinado , este “primeiro” lote de 7 do contrato de 96 , pode ser alterado para uma quantidade menor ou maior devido a atual conjuntura económica do Brasil ?

  2. Simplesmente, com o cronograma, que já era terrivelmente ruim ,de entregas/recebimento a conta gotas e deve piorar conforme a atual e vindoura piora da situação financeira do Brasil, se fará ainda mais relevante a modernização dos Cascaveis, que ao menos chegarão em quantidades maiores ,creio eu, devido ao menor valor por unidade e nisto teremos muuuuito mais Cascavel NG em operação do que Centauro II por bastante tempo até que se cheguem todos os Centauros.

  3. Caro Paulo Bastos, tenho duas dúvidas….os fuzileiros navais tiveram a oportunidade de avaliar o centauro? um blindado com rodas como Centauro poderia vir a substituir o SK-105?
    Nesse trecho….”em grande parte pela exigência da viatura já estar em produção seriada, que foi tomada de forma inteligente pelo EB para…” acredito estar faltando um pedaço do texto, excelente matéria, um abraço e um ótimo 2025.

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