ÁREA DO CLIENTE

Exército Argentino negocia compra de aeronave de reconhecimento Diamond DA62

Por Santiago Rivas (*)

Através da Contratação Direta 0061/2022, a Diretoria de Aviação do Exército Argentino iniciou o processo de compra de uma aeronave DA62 MPP, fabricada pela empresa austríaca Diamond Aircraft, direto de fábrica, para reconhecimento fotográfico.

A aeronave será equipada com câmeras a serem adquiridas pelo Instituto Nacional Geográfico da Argentina (IGN) e serão utilizadas para aéreo-levantamento fotográfico. A força pretende adquirir cinco aeronaves deste tipo, para esta e outras missões especiais, com equipamentos específicos, mas até ao momento só foi obtido o orçamento para a aquisição de apenas uma.

A apresentação das ofertas terminará no dia 2 de janeiro, por meio do portal Compr.Ar.

Imagens: Diamond Aircraf

 

(*) Santiago Rivas é jornalista e fotógrafo argentino, especializado em defesa, editor da revista Pucará Defensa e colaborador de Tecnologia & Defesa na Argentina.

COMPARTILHE

Respostas de 7

  1. Que ideia mais ultrapassada, aeronave de reconhecimento fotográfico na FAB (os Learjet) do carcará já foram postos na reserva e estão sendo substituídos por VANTS e outras aeronaves não tripuladas. Em outros países isso já foi feito a muito tempo também, aeronave de reconhecimento hj que se mantem são os EWACS (que a argentina não possui diga-se de passagem). Pergunta-se ainda de que adianta aeronave de reconhecimento se não há aviação de combate praticamente sobrando na arma aérea ?

      1. são situações e veículos absolutamente distintos, um é tático, o outro estratégico. A Argentina não tem ambições de sobrevoar o espaço aéreo do Paraguai ou do Chile beirando a estratosfera. E até mesmo o U2 tem seu críticos, mtos alegam q com os satélites de observação pequenos e modernos (cubesats) uma nação relativamente pobre pode ter o mesmo poder de observação estratégico do U2, com alta taxa de sobrevoo, por preços relativamente acessíveis.

        1. Sim. Concordo. Mas o problema dos satélites é que eles tem uma janela de observação e tem trajetórias definidas então se vc não tiver um número suficiente para cobrir determinadas áreas um reconhecimento preciso fica difícil. Somente uma constelação de satélites tem essa capacidade e poucos países a tem.

      2. O que foi derrubado por uma bateria SAM que resultou na captura do piloto Francis Gary Powers e em um dos maiores embaraços diplomáticos da Guerra Fria? O U-2 é uma aeronave incrível mas já teve sua época. Ela funciona muito bem quando se tem o domínio do espaço aéreo ou contra defesas áreas deficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *