Exército amplia a utilização de dispositivos de simulação de combate em seus treinamentos

O Centro de Adestramento – Sul (CA–Sul) ministrou, no período de 10 a 14 de agosto, a fase presencial do Estágio de Observador e Controlador do Adestramento (OCA) do Comando Militar do Sul. Trinta e dois militares das 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda Cav Bld) e Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) concluíram o Estágio com aproveitamento, após duas semanas de ensino a distância e esta semana presencial.

Esses militares agora estão habilitados para apoiar suas Unidades e Grandes Unidades no adestramento de suas frações subordinadas e no assessorando quanto à condução dos exercícios de validação do adestramento ou sua certificação. Esse Estágio permite, também, a formação de um efetivo capacitado a atuar como multiplicador do conhecimento e da metodologia ministrada, disseminando-os em suas guarnições militares e auxiliando ao próprio CA-Sul, quando das certificações das Grandes Unidades da Força de Prontidão da Força Terrestre.

Ao longo da semana presencial, foram ministradas instruções teóricas sobre o Sistema de Simulação do Exército Brasileiro (SSEB); as Regras de Arbitragem; as Técnicas para condução das Análises Pós-Ação (APA); o emprego dos Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET), principal ferramenta utilizada pelo CA–Sul nos adestramentos com uso da Simulação Viva; bem como, instruções práticas em campanha para condução de Arbitragem Subjetiva e Objetiva pelos Estagiários. O coroamento da atividade foi a interação com o Estágio Tático de Pelotão de Exploradores, ministrado pelo Centro de Instrução de Blindados (CIBld), quando os estagiários puderam desempenhar as funções de OCA em sua plenitude.

OBSERVAÇÃO: Os uniformes diferentes apresentados nas imagens acima pertencem aos militares do CA-Sul, representando a Força Oponente (ForOp) durante os exercícios, para se diferenciar da tropa a ser adestrada.

Fonte: CA-Sul

Fotos: 1º Ten Jorge e Sd Bittencourt

 

Nota da redação

Tecnologia & Defesa registra seus agradecimentos ao Coronel Marcio Guedes Taveira e Major Silas Raffael Alves da Silva Gomes Rabelo, do Centro de Adestramento-Sul, pelo envio das informações e imagens.

 

Veja Também

6ª Brigada de Infantaria Blindada recebe novos Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático

O Exército Brasileiro e a Simulação de Combate

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

5 respostas

  1. Boa tarde,
    Esses militares com uniforme diferente fazem parte da Força Oponente (ForOp). São militares do Centro de Adestramento-Sul que durante os exercícios usam essa farda para diferenciar a Tropa Oponente da Tropa Adestradada.

    1. Obrigado pelos esclarecimentos Major Silas.
      Fiz uma pequena observação na matéria para auxiliar nossos leitores.

  2. Interessante também o uso de uniformes diferentes por parte do EB na instrução, dessa forma a própria instituição pode se acostumar a operar em ambientes com camuflagens diferentes do EB e também comparar a eficácia de cada tipo de camuflagem no ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE