Exercício Alerta Antiaéreo 2021

3
1104
Imagens: 1ª Bda AAAe

Nos dias 07 e 08 de abril, A 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe) conduziu a primeira edição do Exercício Alerta Antiaéreo 2021, envolvendo militares de todos os Grupos de Artilharia Antiaérea (GAAAe) do Exército Brasileiro e da Bateria de Comando da Brigada.

O objetivo do exercício é adestrar os subsistemas de artilharia antiaérea, sobretudo o de controle e alerta, utilizando o software que simula incursões aéreas em pontos sensíveis localizados em diversas regiões do Brasil e transmitindo essas informações por meio rádio e cibernético, inserido em uma situação tática hipotética.

A concepção geral da atividade consiste no desdobramento de um centro de operações militares e de um centro de operações antiaéreas principal, localizado no comando da 1ª Bda AAAe, permitindo a esse grande comando atuar na direção do exercício e exercer o comando e o controle simultâneo das defesas antiaéreas desdobradas nos diversos pontos sensíveis simulados.

Os GAAAe, cada qual em sua sede, desdobraram seus módulos operacionais compostos por:

  • Uma Seção de Artilharia Antiaérea (Sec. AAAe) de canhão 40 mm;
  • Uma Sec. AAAe de míssil Igla S;
  • Uma Sec. AAAe de míssil RBS-70; e
  • Um Centro de Operações Antiaéreo Secundário.

Dessa forma, a Operação Alerta Antiaéreo possibilitou testar, a baixo custo, o estado de prontidão da tropa e a capacidade de prover a defesa antiaérea do território nacional.

Fonte: 1ª Bda AAAe

3 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here