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Embraer entrega sétimo C-390 Millennium para Força Aérea Brasileira

A Embraer entregou hoje, 27 de setembro, a sétima aeronave multimissão C-390 Millennium, o FAB 2859, ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Este marco acontece no momento em que a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora cinco anos de serviço do primeiro C-390, realizando uma ampla gama de missões militares e humanitárias ao redor do mundo.

“Nos últimos cinco anos, o C-390 Millennium demonstrou qualidades operacionais, confiabilidade e versatilidade, executando as missões mais exigentes a qualquer hora, em qualquer lugar, com a Força Aérea Brasileira. Com a entrega desta nova aeronave, temos orgulho de poder contribuir ainda mais para o sucesso operacional das mais variadas missões da FAB”, afirmou Bosco da Costa Júnior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Desde que entrou em operação com a FAB em 2019, o C-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. Desde o transporte de suprimentos em meio à crise da COVID, participação em missões internacionais, realização de reabastecimento aéreo, repatriação de cidadãos brasileiros e combate a incêndio continuam provando a sua versatilidade.

Com capacidade de carga de 26 toneladas, velocidade de 470 nós e aviônicos de última geração, o C-390 é a melhor aeronave de sua categoria. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas. Um verdadeiro ativo estratégico para seus usuários finais, o C-390 Millennium pode realizar uma ampla gama de missões militares e civis, como transporte de carga, pessoal e veículos, operações de manutenção da paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres. 

Graças ao seu desempenho de ponta, custo-benefício e versatilidade, o C-390 foi selecionado por várias nações como Brasil, Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, República Tcheca e Coréia do Sul.

A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 14.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

Fonte: Embraer

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Respostas de 18

  1. O ICMBio e Ibama deveriam comprar seus próprios C-390 em versões civis ( se isso for possível e mais barato, é claro), para poder utilizá-los no combate a incêndios. Não acham?

    1. Eu vejo mais além. Acho que o Brasil deveria ter uma força de prontidão rápida para atender a tragédias, com aeronaves, máquinas pesadas, hospitais de campanha, suprimentos e todo o necessário para dar o primeiro combate com agilidade. Seja a inundações como houve no RS, incêndios, deslizamentos de terra e outras tragédias de grande porte.

      1. Eu comentei isso em uma conversa com amigos. Nunca estamos prontos e nunca estamos livres desses episódios. O problema é ter que pensar no que fazer depois que acontece e não ter um planejamento prévio e uma estrutura centralizada e de pronto emprego.

    2. Os incêndios florestais não acontecem durante o ano todo. O mais interessante seria destinar mais recursos à FAB, para que ela possa realizar melhor essa tarefa de combate a incêndio. Ela já tem toda a estrutura e treinamento para operar esse equipamento, tornando os custos mais baratos e melhor aproveitados.

      1. O mais interessante seria a Marinha e o Exército terem suas aeronaves de combate a incêndio também, assim como a Força Nacional. Esse negócio de depender da FAB pra tudo é muito retrógrado. Até a PRF tem aviões e o Exército não? Isso é revoltante

  2. Meus parabéns a todos envolvidos neste processo…. Que Deus abençoe dê saúde e sabedoria para continuar abraço a todos….

  3. O Brasil faz uito bem ao investir na fabricação desses aviões multi- missão – e deveria investir bastante na indústria de defesa, um setor que movimenta mais de U$ 1 trilhão de dólares, anuais, em todo o mundo.

  4. Acredito que a Marinha do Brasil também deveria ter um desse, os aviões A-4 Skyhawk da Marinha já estão obsoletos, o ideal seria renovar a frota com aviões brasileiros, como os F-39 Gripen e o Embraer EMB-145 AEW&C para ajudar a patrulhar a Amazônia Azul

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