Elbit Systems anuncia contrato para fornecer tanques leves para as Filipinas

3
1372

Ontem, dia 26 de janeiro, a empresa israelense Elbit Systems anunciou que foi adjudicado um contrato, avaliado em aproximadamente $ 172 milhões, para fornecer blindados leves para o Exército das Filipinas, identificada no anuncio como “um país da Ásia-Pacífico”, e que esse será executado por um período de três anos.

Esse contrato refere-se ao fornecimento blindados sobre lagarta ASCOD 2 e sobre rodas Pandur II 8×8, ambos da General Dynamics European Land Systems (GDELS), e equipados com a torre Sabrah, armada com um canhão de 105 mm, sistema de comunicação digital E-LynX e sistema de gerenciamento de batalha Torch-X, da Elbit. Não foi informado o numero de veículos adquiridos nesse contrato, mas nas negociações contava 18 Sabrah ASCOD 2,  10 Sabrah Pandur II  mais 1 veiculo de comando e 1 recuperador, ambos baseados no ASCOD 2.

Bezhalel Machlis, Presidente e CEO da Elbit Systems, comentou: “Este contrato de tanques leves reflete a cooperação estratégica mutuamente benéfica entre a Elbit Systems e a GDELS, com base no desenvolvimento e fabricação conjunta de soluções veículo-torre. Nosso portfólio abrangente de subsistemas nos fornece uma posição forte no mercado de veículos blindados, especialmente à medida que os requisitos de missão se tornam mais diversos e cada vez mais conectados em rede. Acreditamos que a solução de tanque leve Sabrah pode fornecer alto valor operacional para Forças Armadas adicionais”.

É esperado para breve a assinatura do segundo contrato, referente a aquisição das viaturas blindadas de transporte de pessoal, ou APC (armoured personnel carrier) sobre rodas  VBTP-MSR 6×6 Guarani, fabricados no Brasil pela Iveco Veículos de Defesa, e que seriam equipados com os mesmos sistemas E-LynX e Torch-X dla Elbit.

Com informações e imagens da Elbit Systems

3 Comentários

      • Deve mas acho difícil.
        Considerando o histórico do EB, é possível que seguirem até o osso do osso os Leo1, esperando que a Alemanha a liberar a versão 2 do Leopard. Isto deve ocorrer a partir de 2030 com a previsão de entrada de uma nova versão do MBT deste país em conjunto com a França.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here