Dígitro atualiza sistema para gestão de atendimento a chamadas de emergência

O Sistema Integrado de Atendimento ao Público (SIAP), solução desenvolvida pela Dígitro para atendimento e gestão de chamadas de urgência e emergência, acaba de ganhar uma atualização. A partir de novo software, os Centros Integrados de Operação (CIOP), assim como os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), passam a ter um sistema unificado de recebimento de chamadas e descentralizado nos atendimentos e demais missões de proteção social.

“Estamos atualizando um sistema que já teve grande êxito no auxílio às Secretarias Estaduais de Segurança para o atendimento aos chamados de urgência e emergência. O objetivo é garantir a ampliação de capacidades, gestão unificada, economia de recursos e reforçar a agilidade das equipes em campo”, comenta o diretor de relações com o mercado da Dígitro Tecnologia, Octávio Carradore.

O SIAP recebe, grava e distribui as chamadas realizadas para os números de urgência e emergência, como 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), dentre outros. O número de telefone solicitante e demais dados associados, com ênfase na latitude e longitude do telefone chamador, é repassado ao SIAP, que acessa a base de dados de assinantes e logradouros, encaminhando as informações (áudio e dados) à Posição de Atendimento livre. O software também dispõe de posições de despacho e de comando/controle que gerenciam as unidades de serviço ou equipes envolvidas no atendimento ao público.

 

“Com o sistema, podemos instrumentalizar os procedimentos operacionais padrão para missões de urgência e emergência para os CIOP, bem como para missões de comando e controle tático para os CICC. A garantia de autonomia para os atuadores (guarnições e destacamentos) é significativa”, afirma o executivo de negócios estratégicos da Dígitro Tecnologia, Adriano Dias.

Acre amplia atendimento de emergência

 

O novo SIAP está em fase de aprimoramento no Acre, onde foi implementado pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Com o novo sistema, o Governo ampliou o atendimento emergencial nos 22 municípios do Estado e implantou efetivamente o Centro Integrado de Comando e Controle. Agora, com tudo consolidado, todas as ligações para os números do atendimento de urgência e emergência, dentro do território acreano, são recebidas no Centro de Comando e Controle (CICC), em Rio Branco.

A migração do serviço para a capital proporciona uma maior agilidade e eficiência no atendimento emergencial e nas missões de proteção social, pois amplia a capacidade de atendimento, que passa a ter 28 atendentes disponíveis para receber ligações de todos os municípios.

Por meio do SIAP, o atendimento emergencial, que antes era apenas por voz, agora passa a ser por múltiplas mídias. A ferramenta é uma atualização importante que faz parte das ações de aprimoramento dos serviços públicos essenciais de segurança, o que passa por investimentos em tecnologia da Sejusp.

Ao ligar ou enviar mensagens de chat para os serviços de urgência e emergência, o solicitante é atendido por um profissional capacitado que gera a ocorrência e a repassa para o policial despachante responsável pela área integrada de segurança pública onde se localiza o fato. Este toma as devidas providências no sentido de encaminhar a guarnição mais próxima do local. A prática é conhecida como serviço de atendimento e despacho.

Mas não se encerra aí. O novo SIAP também instrumentaliza procedimentos operacionais de Comando, Controle, Comunicação e Inteligência, mais conhecidos como C3I.

Fonte: Dígitro Tecnologia

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