DGS entrega lancha Raptor à Polícia do Amapá

4
1862

A DGS Defense entregou hoje, dia 07 de dezembro, durante a 6ª Mostra BiD Brasil, a entrega oficial da lancha tática blindada “GODZILLA” à Polícia Militar do Estado do Amapá (PMAP).

A “GODZILA” é uma embarcação tubular rígida híbrida (ETRH), tecnologia exclusiva da DGS, do modelo DGS 680 Raptor TTL (Transporte de Tropa Leve), que será empregada pela Companhia Fluvial (Cia Fluvial) do Batalhão Ambiental da PMAP, aquartelado na cidade de Santana (AP), em funções de patrulhamento, fiscalização e combate aos chamados “Ratos d’agua”, criminosos que atacam as embarcações nos rios da região, e seu desempenho e proteção balística permitirá aos policiais uma abordagem muito mais segura e eficiente contra essas esse tipo de crime que cresce na Região Norte do país.

Está equipada com um motor V8 Mercury SeaPro, de 250 HP, que permite a embarcação superar os 40 nós, GPS Lowrance Hook Reveal 7x SS, radio VHF ICOM IC-M424G, bússola Sea River Cp-201s com iluminação, alto-falante ICOM, sirene e luz estroboscópica. Possui um moderno sistema de iluminação, composto por faróis de 55 watts, especialmente projetado para garantir que reflexos provenientes da própria embarcação na superfície da água não atrapalhem o condutor, e uma proa reforçada para abordagem em outras embarcações e desembarque rápido.

A “Godzilla” durante a prova de mar, na Baía de Guanabara, e entrega técnica preliminar à PMAP, em 20 de julho deste ano

Foi concebida para cinco ocupantes, um piloto e uma equipe de quatro policiais completamente equipados, porém, em caso de salvamento ou emergência, mais pessoas podem ser transportadas, respeitando o limite de carga da embarcação. A parte frontal do console de pilotagem possui uma proteção balística Nível III, de acordo com a norma NIJ 0108.01, resistente a disparos de fuzil 5,56×45 mm (5.56 NATO) e 7,62×51 mm (7.62 NATO) FMJ, e dois policiais da equipe levam escudos balísticos, garantindo a proteção dos demais em caso de enfrentamento.

A embarcação foi entregue por Raphael Barreto, diretor da DGS, para o coronel QOPM José Paulo Matias dos Santos, comandante geral da PMAP. Estavam presentes também o capitão QOPM Edilson Mendes Pantoja, chefe da Divisão de Contratos da PMAP, 1º tenente Alain Roger Nascimento Flexa, comandante da Cia Fluvial e fiscal do contrato, e 1º tenente Hugo Leonardo França Santos, ajudante de ordens do comandante geral da PMAP.

A embarcação será transportada ao Amapá por via rodoviária, partindo no próximo dia 10 e com previsão de chegada em Santana no dia 15.

Da esquerda para a direita: ten Roger, cap Edson, cel Matias e ten Hugo

4 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here