A DGS Defense apresentou na LAAD 2023 o VSNT (Veículo de Superfície Não-Tripulado), um projeto que é parte do desenvolvimento de um de casco para uma embarcação autônoma para emprego dual, ou seja, defesa e segurança e em atividades civis.
Trata-se de um solução inovadora, pois oferece um casco com maior resistência e durabilidade que os tipos em alumínio, fibra de vidro ou infláveis. A nova solução da DGS é 100% não-magnética com alta capacidade de absorção de energia, indicado para o emprego em contramedidas de minagem e varredura, principalmente em locais com risco de detonação, provendo maior probabilidade de sobrevida em relação aos cascos convencionais.
Já no primeiro dia da LAAD 2023, a empresa assinou um acordo de parceria com o Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) para o desenvolvimento do conceito e projeto do casco de uma embarcação não-tripulada de contraminagem.
O protótipo apresentado na feira é baseado no projeto Armada 15, equipado com um sistema de armas remotamente controlado (SARC) CORCED, da Ares Aeroespacial e Defesa, que mostra a enorme gama de funções que pode desempenhar.
Ficha técnica
- Comprimento: 4,5 m;
- Boca: 2 m;
- Calado: 45 cm;
- Capacidade de carga: 500 kg;
- Velocidade máxima: 30 nós;
- Deslocamento: 1,5 toneladas;
- Motorização sugerida: 1 motor quatro-tempos de 150 hp.
Veja mais informações da LAAD 2023 no Daily Show News:
- Em português: https://online.fliphtml5.com/gokgl/fzot/
- Em inglês: https://online.fliphtml5.com/gokgl/hpyp/
- Em espanhol: https://online.fliphtml5.com/gokgl/rzpt/
Uma resposta
Esse tipo de embarcação autónoma cairia muito bem na função de recolhecimento, em cenário de grande perigo para as tropa