ÁREA DO CLIENTE

T&D HISTÓRIA – o curioso destino de um ilustre desconhecido

Com mais de 2500 unidades produzidas em 85 versões diferentes, o Lockheed C-130 Hercules é a aeronave militar de transporte mais famosa do mundo, pois integra a frota de grande parte das forças aéreas mundiais, inclusive do Brasil.

O primeiro Hercules das 29 unidades que fizeram parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), entrou em serviço em 1964 e alguns poucos ainda continuam em operação pelo Esquadrão Gordo, o 1º/1º Grupo de Transporte.

Dessas 29 aeronaves, uma delas ficou particularmente “famosa”. O C-130 com a matrícula FAB2456 foi a aeronave que transportou para o México, em 1969, um grupo de 13 militantes políticos, dentre eles os ex-deputados, José Dirceu e Vladimir Palmeira, que foram libertados em troca do embaixador norte-americano, Charles Elbrick, que havia sido sequestrado no dia 4 de setembro de 1969, no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro.

A imagem do grupo de exilados algemados, posando para foto em frente ao Hercules 2456 na Base Aérea do Galeão no Rio, foi cena do filme “O que é isso companheiro?” e capa do livro e documentário chamado, “Hercules 56”, de autoria de Silvio Da-Rin, que é justamente uma referência a matrícula desta aeronave e que conta a história deste episódio.

O curioso é que a aeronave que aguardava pelo seu destino estacionada ao relento no pátio da Base Aérea do Galeão, foi definitivamente aposentada e transportada de carreta para um hotel-fazenda no interior do Estado do Rio, onde atualmente serve de ambiente lúdico para acampamentos e eventos ao ar livre.

COMPARTILHE

Respostas de 6

  1. Enquanto isso, o Uruguai adquirindo Hércules espanhóis. Não sobrou nenhum dos modernizados para venda? Essas unidades aposentadas foram leiloadas?

  2. Meu padrinho, era tripulante desse Hércules, o 2456. O mesmo, também trouxe os mármores da catedral de Brasilia. Tenho até uma reportagem da época, esse Hércules fez história também, como maior tempo, percurso em ar. Com o tempo, colocaram foguetes nele, para que a capacidade de decolagem na pista, fosse menor.

  3. Fui paraquedista do Exército Brasileiro e saltei de Hércules C130 , pela rampa e pela porta lateral. Realizei inclusive salto noturno. Experiência fantástica. Queria saber mais como esta aeronave foi parar lá. Quando foi para lá e se foi preciso desmontá-la. Acabei de saber por um seguidor no Instagram que são três aeronaves estacionadas na Fazenda Gamela. Confere essa informação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *