T&D HISTÓRIA – o curioso destino de um ilustre desconhecido

6
4621
Lockheed Hercules C-130 FAB 2456 na Base Aérea do Galeão (Foto: José Salgueiro)

Com mais de 2500 unidades produzidas em 85 versões diferentes, o Lockheed C-130 Hercules é a aeronave militar de transporte mais famosa do mundo, pois integra a frota de grande parte das forças aéreas mundiais, inclusive do Brasil.

O primeiro Hercules das 29 unidades que fizeram parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), entrou em serviço em 1964 e alguns poucos ainda continuam em operação pelo Esquadrão Gordo, o 1º/1º Grupo de Transporte.

Dessas 29 aeronaves, uma delas ficou particularmente “famosa”. O C-130 com a matrícula FAB2456 foi a aeronave que transportou para o México, em 1969, um grupo de 13 militantes políticos, dentre eles os ex-deputados, José Dirceu e Vladimir Palmeira, que foram libertados em troca do embaixador norte-americano, Charles Elbrick, que havia sido sequestrado no dia 4 de setembro de 1969, no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro.

A imagem do grupo de exilados algemados, posando para foto em frente ao Hercules 2456 na Base Aérea do Galeão no Rio, foi cena do filme “O que é isso companheiro?” e capa do livro e documentário chamado, “Hercules 56”, de autoria de Silvio Da-Rin, que é justamente uma referência a matrícula desta aeronave e que conta a história deste episódio.

O curioso é que a aeronave que aguardava pelo seu destino estacionada ao relento no pátio da Base Aérea do Galeão, foi definitivamente aposentada e transportada de carreta para um hotel-fazenda no interior do Estado do Rio, onde atualmente serve de ambiente lúdico para acampamentos e eventos ao ar livre.

6 Comentários

  1. Saltei destaaeronave.em.75.ja tem que trocar.modernizacao.um país tão rico.a política ou os políticos tinha que pensar pra todos ser feliz.a guerra que o Brazil faz é eles contra eles.pense ,vocês políticos.??????

  2. Enquanto isso, o Uruguai adquirindo Hércules espanhóis. Não sobrou nenhum dos modernizados para venda? Essas unidades aposentadas foram leiloadas?

  3. Meu padrinho, era tripulante desse Hércules, o 2456. O mesmo, também trouxe os mármores da catedral de Brasilia. Tenho até uma reportagem da época, esse Hércules fez história também, como maior tempo, percurso em ar. Com o tempo, colocaram foguetes nele, para que a capacidade de decolagem na pista, fosse menor.

  4. Fui paraquedista do Exército Brasileiro e saltei de Hércules C130 , pela rampa e pela porta lateral. Realizei inclusive salto noturno. Experiência fantástica. Queria saber mais como esta aeronave foi parar lá. Quando foi para lá e se foi preciso desmontá-la. Acabei de saber por um seguidor no Instagram que são três aeronaves estacionadas na Fazenda Gamela. Confere essa informação?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here