CTEx sedia a 20ª Reunião de Projetos de Interesse da Defesa

Ocorreu na ultima terça-feira, dia 12 de julho, no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), a abertura da 20ª edição da Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (20ª REPID).

O evento anual, coordenado pelo Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa (MD), tem por objetivos apresentar a evolução dos principais projetos interoperáveis e integradores que compõem a carteira de projetos de ciência, tecnologia e inovação de interesse da Defesa, apresentar propostas de novos projetos para sua potencial inclusão na carteira, classificando-as como interoperáveis e integradores, além de permitir a troca de informações, de conhecimento e de lições aprendidas, bem como promover maior sinergia entre instituições científicas, tecnológicas e de inovação do Ministério da Defesa.

A Reunião conta com a participação de autoridades do MD, das Forças Singulares, do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), dentre as quais destacam-se: o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo César Resende de Carvalho Alvim; o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o chefe do departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), general de Exército Guido Amin Naves, o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), tenente-brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o secretário de produtos de Defesa, Dr Marcos Rosas Degaut Pontes.

O general Amin recebeu os participantes destacando a importância do evento e a área de Ciência Tecnologia e Inovação como o maior vetor de transformação existente.

A abertura formal da 20ª REPID foi, então, realizada pelo Dr Marcos Degaut, que reforçou os objetivos da mesma e ressaltou o apoio da SEPROD às empresas da Base Industrial de Defesa, às ICTMD e às Forças Singulares, destacando o evento como uma oportunidade ímpar de deliberar sobre projetos, com vistas a fortalecer as ICTMD e os Sistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O ministro Paulo Alvim fez uso da palavra e reforçou o trabalho conjunto do MCTI e MD na obtenção de soberania tecnológica e destacou a estratégia conjunta dos ministérios para viabilizar investimentos em tecnologias que não são apenas de interesse da Defesa, mas do Estado brasileiro.

Na sequência, foi realizada uma apresentação da SEPROD e DECTI, seguida de apresentações e debates sobre os projetos das Forças Singulares.

Fonte: DCT

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE