COTECMAR lança novo navio balizador para a Marinha Colombiana

0
835

Por Erich Saumeth (*)

A Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval Marítima y Fluvial (COTECMAR), realizou a cerimônia de lançamento do novo navio balizador ARC Isla Alburquerque, nesta sexta-feira, dia 18 de setembro.

O evento foi realizado nas instalações do Complexo Mamonal, localizado na zona industrial do Porto de Cartagena das Índias, e contou com a presença do almirante Gabriel Pérez, comandante da Marinha da Colômbia (ARC), e do contra-almirante Oscar Tascón, presidente do estaleiro.

O novo navio, com previsão de entrega em dezembro deste ano, será operado pela Dirección General Marítima (DIMAR), principalmente no Mar do Caribe, auxiliando na manutenção do sistema de sinalização marítima e fluvial, no apoio a linha de boias de demarcação para o apoio a navegação.

 

O Navio

O ARC Isla Alburquerque foi adquirido pelo contrato Nº 290-SUBAFIN-2019, de 29 de outubro de 2019, no valor aproximado de 2.588.000 dólares.

Possui 24 metros de comprimento, 8 metros de largura e um calado de 2 metros. Seu deslocamento será de 205 toneladas, com alcance de 2.000 km a 7 nós, velocidade de cruzeiro, mas pode chegar a 9 nós, e poderá carregar três bóias de 9 metros, ou duas de 13 metros, ou uma de 15 metros.

Está equipado com um sistema de propulsão com dois motores Rudder Propeller FPP / Azimutal (propulsão sem leme), que permite maior capacidade de manobra e também uma ponte com visão de 360 ​​graus, e terá uma plataforma de trabalho para 15 homens, com uma grua de 15 toneladas de capacidade, sendo utilizado para a sua fabricação de aço naval reforçado em madeira de alto densidade.

O balizador prestará serviços de ancoragem e retirada de boias durante as obras de demarcação do canal, apoiando também a manutenção da rede de medição oceanográfica e meteorológica marinha, entre outras atividades.

 

(*) Erich saumeth é analista e pesquisador colombiano em questões e assuntos de defesa, segurança e geopolítica, e colaborador de Tecnologia & Defesa na Colômbia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here