Corpo de Fuzileiros Navais realiza operação Formosa 2020

A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) realizou, entre os dias 21 e 25 de agosto, no Campo de Instrução de Formosa (CIF), pertencente ao Exército Brasileiro, um exercício militar: Operação “Formosa 2020”. A atividade integra o Ciclo de Adestramentos da FFE e tem o propósito de contribuir para a manutenção do pronto emprego dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais.

O exercício é de grande importância para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha que, conforme reconhecido na Estratégia Nacional de Defesa, é uma força de caráter expedicionário por excelência. Assim, a manutenção de sua condição de pronto emprego exige treinamentos em variados ambientes operacionais.

Em virtude das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, este ano, excepcionalmente, o efetivo, assim como o emprego dos meios, foi reduzido. Durante o exercício, os militares observaram, rigorosamente, as medidas sanitárias preventivas e os protocolos em vigor.

A operação envolveu mais de 500 militares, aeronaves de asa fixa, artilharia, veículos lançadores múltiplos de foguetes, além das tropas de infantaria. Todos os armamentos e sistemas de armas utilizaram munição real.

Dentre as principais atividades desenvolvidas durante a Operação, destacam-se o emprego de Obuseiros 105mm Light Gun e Morteiros 120mm pelo Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais e a realização de tiros de Morteiros 81mm, armas orgânicas dos Batalhões de Infantaria de Fuzileiros Navais. Além disso, o Caça AF-1, aeronave da Marinha modernizada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), simulou a realização de um bombardeio a posições inimigas.

Destaca-se ainda, a realização de um exercício conjunto integrando a Marinha e o Exército no emprego de Lançadores Múltiplos de Foguetes ASTROS.

“Os Fuzileiros Navais precisam de um adestramento real, empregando munição real e o CIF permite que possamos ter, na plenitude, esse adestramento que nos garante confiança, a fim de termos uma prontificação operativa plena.”, ressaltou o  Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Jorge Armando Nery Soares.

Marcando o encerramento do exercício, na manhã do dia 25, ocorreu um adestramento em que foi apresentada, de forma didática, uma breve síntese das principais atividades desenvolvidas durante a Operação “Formosa 2020”. Participaram do evento o Comandante da Marinha, o Chefe do Estado-Maior da Armada, o Comandante de Operações Navais e autoridades da Marinha e Exército.

Tiro de Morteiro 120 mm Soltam K6A3 do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais

Fonte: Marinha do Brasil

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Após um breve período de calmaria, que parecia que a tragédia ambiental no Sul estava chegando ao seu final, uma...

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma das mais avançadas tecnologias de imageamento por satélite. Isso será...

A IACIT fortaleceu sua posição no mercado ao estabelecer uma colaboração estratégica com a Omnisys Engenharia, subsidiária da Thales, e a Meteomatics,...

A MBDA assinou uma emenda contratual com a Organização para Cooperação Conjunta em Armamento (OCCAR) para aumentar as capacidades técnicas...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL