CORE23 – A terceira fase da operação tem inicio

Nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, às 8h30, ocorreu à cerimônia de abertura da segunda fase da Operação CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise 2023), no Comando da na 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), “Brigada Foz do Amazonas”, em Macapá (AP).

A formatura foi presidida pelo general de exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro,  Comandante Militar do Norte (CMN), acompanhado do governador do Estado do Amapá, Clécio Luís Vilhna Vieira, de oficiais generais e de comandantes e militares Brasileiros das três Armas, Polícia Militar e outras autoridades.

Na ocasião, o general Guilherme cumprimentou a todos e deu as boas-vindas aos militares dos Estados Unidos e de nações amigas que se juntaram nesta Operação, e ressaltou a importância da CORE23: “Esta operação não é apenas um Exercício, constituído por concentração e movimentos de tropas e de materiais de emprego militar, de forma coordenada. Constitui mais um reforço da nossa diplomacia militar, com ganhos visíveis para ambos os países. Desejo que a Operação CORE 2023 seja um exercício militar exitoso, com resultados operacionais consistentes. Estejam certos de que a presença de tropa norte-americana nesta operação combinada constitui motivo de grande satisfação”, concluiu o general.

A general Isabl Smith, chefe do Estado-Maior Conjunto da Guarda Nacional de Nova Iorque, agradeceu a calorosa recepção e falou sobre a importância do exercício para os dois países: “Nossa presença conjunta hoje é uma demonstração do relacionamento duradouro entre os exércitos dos EUA e do Brasil que remonta à Segunda Guerra Mundial. Mais recentemente, o Exército Brasileiro deixou sua marca novamente em 2021, como o primeiro elemento sul-americano a treinar no Centro de Treinamento de Prontidão Conjunta do Exército dos Estados Unidos (US Army). Estas oportunidades combinadas de formação continuam a fortalecer a nossa preparação para futuras operações de contingência”, ressaltou.

A segunda fase consiste no planejamento da execução do exercício operacional em campo, a terceira e última fase, que acontecerá entre os dias 7 a 16 de novembro, nos municípios de Ferreira Gomes e Oiapoque e no Distrito de Clevelândia do Norte, todos no Estado do Amapá, onde serão realizadas ações de assalto aeromóvel, com a utilização dos helicópteros, e operações em ambiente de selva.

O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. A primeira edição aconteceu no Brasil em 2021 e a segunda na cidade de Luisiana, nos EUA, em 2022. Por meio desses exercícios, as tropas dos dois países compartilham experiências e trocam conhecimentos sobre doutrina, técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando ampliar a interoperabilidade entre os exércitos e desenvolver a doutrina militar terrestre.

Com informações da Comunicação Social do Comando Militar do Norte
Fotos: Paulo Bastos e CMN

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

Comentários

2 respostas

  1. Esperando a próxima rotação ser aqui no nordeste… Área de caatinga…Com o 72ºBIMtz… seria interessante ver a expertise dos americanos nesse bioma…São bons em operações em áreas desérticas, dado a experiência no Afeganistão e Iraque…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL