ÁREA DO CLIENTE

CORE23 – Os Guarani estão sendo equipados

Na segunda-feira, 11 de setembro, foram entregues materiais para equipar as viaturas blindadas de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva (23º Esqd C Sl), de Tucuruí (PA), que irão participar da Missão CORE23 (Combined Operation and Rotation Exercise 2023), com o Exército dos Estados Unidos (US Army).

Dentre os materiais enviados estão dois kits ATMM (Acessório de Transporte do Morteiro e Munição) e cinco torres manuais, sendo quatro Platt e uma REMAN. O transporte dos equipamentos para o Comando Militar do Norte (CMN) foi coordenado pela Divisão de Operações Logísticas do Comando Logístico (COLOG) e executado pela Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex).

O ATMM, produzido pelo Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (AGR) com supervisão da Diretoria de Fabricação (DF), é um acessório para transporte da seção de apoio do esquadrão de exploradores mecanizados com seu armamento (Mrt Me Acg 81 mm, também de fabricação do AGR), um lote de 60 munições (tanto em prateleiras adaptadas à viatura, quanto em maletas dispostas em locais estratégicos) e guarnição, além do ferramental completo e todos os acessórios.

Os kits ATMM sendo preparados …

Já a Platt MR550 Bi-Metal e REMAN são torres manuais, fabricada pela australiana W&E Platt e a brasileira Ares Aeroespacial e Defesa, respectivamente, que são armadas com uma metralhadora de calibre 12,7x99mm (.50 BMG) ou 7,62x51mm e que possuem proteção balística em toda cúpula, garantindo a segurança ao atirador.

… e a REMAN sendo instalada (Fotos: AGR)

O exercício CORE23 está previsto para acontecer nos meses de outubro e novembro próximos e também em 2024, nas guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e no distrito de Clevelândia do Norte. A atividade tem como objetivos aumentar a capacidade operacional da tropa,  manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois Exércitos.

COMPARTILHE

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *