CORE 21 – O exercício tem inicio

0
852

A cerimônia de abertura do exercício combinado CORE (“Combined Operation and Rotation Exercises”) ocorreu nesta segunda-feira, dia 6, em Lorena, no interior de São Paulo. A atividade reúne tropas brasileiras e norte-americanas em território brasileiro até 16 de dezembro.

A solenidade, que marcou o início do trabalho de cooperação militar entre Brasil e EUA, foi realizada no pátio do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL). A formatura contou com a presença do comandante Militar do Sudeste (CMSE), general de exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, do comandante-geral do Exército Sul dos Estados Unidos, Major General William L. Thigpen, e quase 1.000 militares dos dois países.

A partir desta segunda, os dois exércitos participarão de operações aeromóveis, durante dez dias, na região do Vale do Paraíba. O programa de cooperação em adestramento militar é considerado um vetor para o desenvolvimento da doutrina militar brasileira, além de uma interação com um ator de destaque para a Estratégia Nacional de Defesa e para a política externa brasileira.

“Que Brasil e Estados Unidos tenham essa missão como um exemplo de futuras missões, já que essa operação CORE ocorrerá até o ano de 2028, com fases de rotação aqui e nos Estados Unidos”, afirmou o general Tomás.

CORE 21

O CORE 21 é o primeiro exercício combinado executado por tropa dos Estados Unidos na América Latina. O exercício será conduzido por uma força-tarefa do 5º BIL, tendo incorporada uma Companhia de Fuzileiros da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division) do Exército dos Estados Unidos (US Army). O CORE 21 é resultado de um programa de cooperação em adestramento militar que estipulou um exercício combinado anual até o ano de 2028.

Fonte: Comunicação Social do CMSE
Fotos: cabo Ivonildo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here