Concluído o deslocamento estratégico para Roraima

Na manhã deste sábado, 10 de fevereiro, foi concluída a primeira fase do deslocamento estratégico de materiais de emprego militar para a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), “Brigada Lobo D’Almada”, localizada em Boa Vista (RR), dentro do contexto da Operação Roraima.

Foram integrados ao recém-criado 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado (18º RC Mec) dezenas de viaturas blindadas VBTP 6X6 Guarani, VBR 6X6 Cascavel e VBMT 4X4 Guaicurus (em número equivalente a dois esquadrões completos de Cavalaria mecanizado) e diversos outros equipamentos militares, incluindo de mísseis anticarro MSS 1.2 AC, de fabricação nacional.

Esse enorme esforço logístico, que envolveu unidades de todo país, teve como objetivo reforçar a defesa da fronteira Norte, e faz parte do Plano Estratégico do Exército, que visa garantir a proteção em  uma região estratégica para o país, ampliando sua as capacidades operacionais diante à possibilidade de conflito na região de Guiana Essequiba.

A conclusão bem-sucedida da Operação Roraima, para planejar e executar operações complexas de deslocamento estratégico, demonstra o permanente preparo do Exército para cumprir a missão de proteger as fronteiras e garantir a soberania no território nacional.

[videopack id=”51614″]https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Desembarque-dos-blindados-no-18o-RC-Mec.mp4[/videopack]

Com informações e imagens do  Comando Militar da Amazônia

COMPARTILHE

Respostas de 5

  1. Bastos, quantas unidades Guaicurus o EB tem contratada de fato (contrato assinado)? Previsão de novos contratos? Saímos das 32 unidades + as unidades usados do Exército Italiano?

    1. Não vi em nenhum lugar essa notícia
      só vi canal clickbait de defesa falando que tinha que enviar Gepard e Leopard pra lá (como sugestão ao EB)
      Esse mesmo canal também deu a “brilhante” ideia de alugar Gripen C e D para conteirar os Su30 venezuelanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *