Comitiva do Exército visita a BAE Systems visando à produção de obuseiros no Brasil

Ao longo do dia de hoje,  14 de novembro, integrantes da Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro (EB), liderada pelo diretor de fabricação, general de divisão Tales Eduardo Areco Villela, visitou as instalações da fábrica de munições de armamento pesado da empresa BAE Systems, localizada na cidade de Glascoed, País de Gales.

A visita começou com uma apresentação institucional das capacidades da fábrica de Glascoed e, em seguida, a equipe da DF percorreu parte planta fabril da BAE Systems, com destaque para as áreas de carregamento, montagem e embalagem de munições de obuseiro e montagem e embalagem de munições de morteiro 81 mm.

Posteriormente, foi realizada uma reunião com representantes da empresa para debater sobre a possibilidade de fabricação sob licença no Brasil de obuseiros de 105mm L119 Light Gun, que foi ofertado na consulta pública 03/2024-EME, pelo sistema de fabricação e seus Arsenais de Guerra.

A reunião com a BAE Systems representou um avanço significativo no aprofundamento do tema, conduzido pela DF como parte da estratégia para a obtenção dos obuseiros 105mm AR destinados ao EB. Esse esforço visa alcançar a autonomia tecnológica na Artilharia de campanha, contribuindo para o aumento do poder de combate e para a garantia da soberania nacional.

O L119 é uma versão mais moderna do L118, utilizado pelo EB (Imagem: AGSP)

Com informações da Diretoria de Fabricação

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *