Com helicóptero, França destrói drone Houthi

No âmbito da Operação EUNAVFOR Aspides, a França anunciou a destruição de um drone que estava sendo utilizado pelas forças Houthis ameaçando navios mercantes em trânsito naquela região. Com sede no Iêmen, o grupo terrorista está atuando naquela região de forma hostil contra a navegação local desde outubro de 2023.

Apesar de diversos drones Houthis terem sido destruídos até o momento, este foi o primeiro na história a ser abatido por um helicóptero utilizando armamento lateral de cano, uma metralhadora calibre 7,62mm que normalmente é empregada para apoio de fogo de tropa durante os embarques e desembarques ou para autoproteção.

 

A Aéronavale não divulgou o modelo de helicóptero utilizado na ação, mas acredita-se que tenha sido um Airbus Helicopters AS565 Panther ou o NH90.

A aeronave foi vetorada pela fragata Alsace (D656) ou pela Languedoc (D653), ambas da classe Aquitaine, até o alvo. No vídeo, é possível ver que o helicóptero fica lado a lado com o drone para então deflagrar os tiros de metralhadora.

O drone destruído é provavelmente um Samad-2, um tipo de loitering munition fabricado no Iêmen que chega a 250km/h com alcance aproximado de 1.200km e equipado com um motor a pistão DLE 170. Tem 4,50m de envergadura e 2,80m de comprimento.

A EUNAVFOR Aspide é uma operação composta por uma força-tarefa estabelecida em 21 de fevereiro de 2024 envolvendo a Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Grécia e Itália para reprimir as forças Houthis do Iêmen no Mar Vermelho e no Golfo de Aden.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE