Colômbia receberá mais blindados M1117

1
1930

Por Erich Saumeth (*)

O Exército Colombiano adquiriu mais de 147 blindados AFV 4×4 Textron Marine & Land Systems (TM&LS) M1117, conhecido localmente como “Pegaso”, de versões a serem confirmadas. Os veículos adquiridos são usados e virão dos depósitos de excedentes do Exército dos Estados Unidos, espera-se que comecem a chegar ao país entre os meses de novembro a dezembro deste ano.

A confirmação dessas informações ocorre após uma série de declarações contraditórias do Exército Colombiano nos últimos dez dias e que causaram confusão a esse respeito.

Em 25 de julho, o comandante da cavalaria colombiana, em um vídeo comemorativo, revelou que esta instituição, por meio de acordos com o governo dos Estados Unidos, receberia um total de 144 M1117. Posteriormente, e à luz da divulgação dessas informações por diferentes meios, o Exército, por meio de comunicado à imprensa de 29 de julho, garantiu que essa transferência não havia ocorrido e que o projeto estava apenas em fase preliminar e de estudo.

É importante lembrar que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, por meio dos programas EDA (Excess Defense Articles) e EUM (Golden Sentry End-Use Monitoring), disponibilizaram à Colômbia um total de 200 unidades do M1117, por um valor de US $ 16.190.000, no estado e condições em que se encontram, aceitando um número de 144 veículos, que teriam variado ligeiramente para 147 unidades.

A Carta de oferta e aceitação LOA (Letter of Offert and Acceptance) já foi assinada, no entanto, a falta de clareza nesse projeto seria parcialmente motivada pelo fato de os veículos serem de segunda mão, incluindo muitos que pertenceriam ao Corpo de Polícia Militar dos Estados Unidos, e que sua condição mecânica atual envolveria investimentos para a plena operação. de um determinado número dessas unidades, lembrando que a oferta por meio da EDA está condicionada à sua venda, independentemente do estado de cada um dos veículos.

Embora o Executivo colombiano tenha ordenado austeridade nos investimentos em defesa, a alocação e transferência de recursos, mesmo anteriormente destinados ao projeto M113, teria sido priorizada para o financiamento desta aquisição, com aquele que o Exército Colombiano tenta padronizar seus meios blindados, compostos por uma série de modelos 4×4, 6×6 e 8×8.

Nesse ponto, deve-se notar novamente que, em momentos diferentes, a Colômbia adquiriu um total de 69 M1117, tendo perdido, no total e em ações contra insurgentes, duas unidades, mais uma terceira que já teria sido recuperada, ou está naquela processo, para um inventário atual de 66 a 67 unidades operacionais.

 

(*) Erich saumeth é analista e pesquisador colombiano em questões e assuntos de defesa, segurança e geopolítica, e colaborador de Tecnologia & Defesa na Colômbia.

 

Veja Também 

Exército Colombiano estuda equipar seus blindados M1117 com a torre Cockerrill CSE 90LP

1 Comentário

  1. Pela última foto se vê que este blindado é bem alto, no caso o chassi fica bem distante do solo o q deve ajudar na sobrevivencia da tripulação em caso de passar sobre ied’s ou minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here