Chegou o primeiro UH-60M Black Hawk do Exército

Na manhã desta quinta-feira, 20 de novembro, chegou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo, o Boeing C-17A Globemaster III USAF 97-0048, pertencente ao 445th Airlift Wing, trazendo o primeiro Sikorsky UH-60M Black Hawk do Exército Brasileiro (EB).

A aeronave pertence a um lote de 12 unidades, adquiridas através do programa “Foreign Military Sales” (FMS), por cerca de US$ 950 milhões e cujo contrato de aquisição ocorreu no ano passado. Se destinam a substituir quatro UH-60L Black Hawk (HM-2) e oito AS532UE Cougar (HM-3), mais antigos.

No cronograma publicado está previsto que cinco aeronaves serão entregues em 2027 e as seis restantes em 2028. Serão operadas por até três Batalhões de Aviação do Exército (BAvEx), a serem definidos pelo Estado-Maior.


Fotos: Internet

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Respostas de 21

  1. seja bem vindo os Black Hawk e os caças gripen f.39 para o fortalecimento das forças armadas brasileira na defesa da nossa soberania.

  2. Muito bom, EB anos luz a frente do CFN, tanto em equipamentos quanto em doutrinas, está dando aulas, meus parabéns. Em relação onde serão lotados, espero que seja selecionado pelo menos no os uma unidade para o 4°BAvEx, tenho um grande apreço pelos camaradas de lá, SELVA!

    1. os gripens não estão prontos para entrar em combate e nem se sabe quando estarão. Se precisarmos agora, não podemos contar com eles… desculpem a minha ignorância. Espero que não seja o caso dessa aquisição…

    2. Sáo doutrinas e empregos totalmente diferentes. E o equipamento do CFN é bem melhor que os do EB, até porque é uma Força menor, com 15,000 integrantes.

  3. Helicópteros militares Black Hawk, são ícones em todo mundo. Mas, precisa-se manter prateleiras com peças de reposição vindas da Sykorsky (USA). Guerra só se faz com material nacionalizado onde não temos problemas de reposição de peças. Como a maioria dos Helicópteros que o Exercício Brasileiro opera, deveriam ser exclusivamente da Helibras (Eurocopter). Srael conseguiu nacionalizar todo o seu arsenal de guerra, chegando a criar e fabricar um único tanque de guerra totalmente adaptado à região.

    1. Concordo…, além de gerar empregos ao Brasil, cria-se um ícone de desenvolvimento em tecnologia e defesa, e a industrialização de todos os materiais específico em uso da aeronaves produzidas no Brasil. Como o crescimento econômico também que é importante para novos desenvolvimento.

  4. eu sou um fã do avião c-17 Globe Master e trouxe o primeiro h60 Black hawk que bom e agora o exército vai trabalhar protegendo a Amazônia e onde precisar no Brasil o Brasil está trabalhando e fortalecendo as suas fronteiras e também vai ser muito bom para aquelas cidades da Amazônia me ajuda humanitária e onde precisar

    1. Andre, como vc vai comprar produto militar de pais sancionado pela ONU. além dos americanos e europeus, os demais não tem como honrar a entregar dos equipamentos. A Saab entrega um 1 gripen por semestre. Os americanos se quisessem entregariam um Black Hawk por mês. A Petrobrás só compra plataforma da china pq lá o operário trabalha 24/7 sem reclamar.

  5. Temos que nos livrar desta dependência aos EUA e seus aliados/subordinados. Quem verdadeiramente nos oferece perigo são justamente eles, portanto não podemos ficar dependentes de quem quer manter a subjugação ad eternum. Devemos produzir nosso próprio armamento, e se tivermos que comprar algo, devemos diversificar comprando também da Rússia, da China, da Turquia, da Índia, do Irã, etc.

    1. Boa tarde. Só digo uma coisa: pesquisa sobre os MI 35 que FAB comprou dos russos. Outra coisa: verifique o que a China fez com a EMBRAER lá. Veja como esses países agem quando não há mais interesse. Não esquecendo, o F5 está voando até hj. Paramos o Mirage 3, o 2.000 e o A1. Todos mais novos. Veja quais equipamentos são mais confiáveis.

    1. eles são totalmente operacionais a questão da FAB eh doutrina só querem padrão OTAN tem lá suas razões devido à, peças de reposição, rotina e técnica de manutenção, dificuldade com equipamentos de comunicação e armamentos em todos padrões diferentes do ocidental, mas nada que impeça a operação do MI pois que eh um dos helicópteros mais usados, produzidos e vendidos no mundo todo, porém igual carro pra que eu vou ter um Lada se posso ter o VW que o mecânico da esquina arruma e tem peças até na sucata se amarrar um arame funciona e o manual vem em português kkkkk porém creio que deveria se prestigiar mais os fabricantes locais como a Avibras, porém trata-se de compra de oportunidade do Black Hawk, agora vendam os MI já que não querem mais.

  6. o Brasil tem que fabricar seus equipamentos de defesa, o que possibilita desenvolvimento tecnológico, empregos qualificados, novos produtos com alto valor tecnologico, indústria diversificada, fortalececimento de nossa indústria de defesa, independência tecnológica e garantia da nossa soberania do nosso território e influência frente aos nossos vizinhos e demais potências na defesa dos nossos interesses econômicos na região sul do Atlântico.

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