No último domingo, dia 04 de maio, chegou ao Porto de Salvador as primeiras quatro viaturas blindadas táticas Guardian, adquiridas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) para serem utilizados no combate ao crime.
Adquiridos em novembro de 2023, após uma concorrência internacional, sua previsão inicial era para sua entrega começasse a ocorrer entre setembro e outubro de 2024, porem, em dezembro de 2024, esta foi adiada devidos a problemas logísticos relacionado ao transporte das viaturas.



O Guardian APC, desenvolvidos e fabricados pela IAG (International Armored Grou), dos Emirados Árabes Unidos, é um veículo blindado de transporte de tropas sobre rodas, com tração 4X4 e capacidade para transportar até dez policiais equipados em (de acordo com o fabricante) um compartimento com proteção balística EN B7, capaz de suportar disparos de munições 7,62x51mm FMJ AP (“armor piercing”), de acordo com o padrão EN 1522 (norma civil europeia).
Possui um peso de cerca de 8,5 toneladas, que se desloca com um motor Ford Power Stroke V8 6,7 Litros, turbo diesel, com potência de 330 hp a 2.600 rpm e torque de 1118,55 Nn a 2.000 rpm, montado sobre um chassi Ford F-550 Super Duty LHD.
As viaturas já passaram pelos desembaraços aduaneiros e deverão ser entregues, ainda hoje, ao Departamento de Apoio Logístico (DAL), da Polícia Militar da Bahia (PMBA), e sua previsão é que entrem em operação assim que terminarem a capacitação dos policiais.



Uma resposta
O Brasil tem um mercado potencial para este tipo de Blindado Militar 4×4 , estavos vendo todas as forças Publicas adquirindo este tipo de veiculo, poderia tanto serem unidos e organizados , fazer uma compra unificada e montado no Brasil, mas cada um “faz o que é melhor para o seu estado”