ÁREA DO CLIENTE

Chegam os Panzerhaubitze 2000 para a Ucrânia

O Ministro da Defesa Da Ucrânia, Oleksiy Reznikov, anunciou que os primeiros obuseiros autopropulsados Panzerhaubitze 2000, de 155mm, já estão na Ucrânia. Esse avançado sistema de artilharia de longo alcance e que utiliza munições guiadas é um reforço fundamental nos combates contra as tropas russas. Reznikov, nas redes sociais, agradeceu à sua colega alemã Christine Lambrecht.

Ao todo, sete obuseiros desse tipo foram prometidos à Ucrânia pela Alemanha, que possui 100 Panzerhaubitze 2000 em estoque, mas somente em torno de 40 operacionais.
Desenvolvido nos anos 1980 pela Krauss-Maffei Wegmann (KMW), empresa alemã que possui longa tradição de relacionamento com o Brasil, incluindo o centro de suporte e serviços situado em Santa Maria (RS) para apoiar a frota blindada de Leopard do Exército Brasileiro, o Panzerhaubitze 2000 foi introduzido em serviço em 1998. Uma das munições guiadas que este obuseiro utiliza e que deverá ser entregue à Ucrânia é a M982 Excalibur, guiada por GPS/inercial que pode atingir 70km de alcance.

COMPARTILHE