Chega ao Uruguai o primeiro Hercules espanhol

Chegou ao Uruguai a primeira das duas aeronaves KC-130H Hercules, adquiridas da Espanha pelo governo uruguaio, como parte da renovação de equipamentos da Força Aérea Uruguaia (FAU). Por volta das 20h00, a aeronave sobrevoou a Base Aérea Nº 1 e pousou pouco depois, com as bandeiras do Uruguai e da Espanha.

O ministro Javier García em sua conta no Twitter disse que “a partir de hoje começa um processo de modernização de equipamentos essenciais. Com essa incorporação há mais soberania, mais segurança humana, mais proteção civil”, especificou. O comandante da FAU, o general del aire Luis Heber De León Pepelescov, disse por sua vez, que “a capacidade estratégica da Força Aérea aumentará”.

O Lockheed KC-130H é a designação básica para uma família de petroleiros de longo alcance, derivada da aeronave de transporte C-130H Hercules modificada para reabastecimento em voo, além das capacidades básicas como uma aeronave de transporte multiuso.

Projetado especificamente para carregar mais combustível, consegue estender seu raio de ação e autonomia em relação ao nosso modelo anterior, o C-130B, projetando a soberania nacional para qualquer lugar do planeta. Essa nova funcionalidade aprimora as capacidades operacionais da FAU, alcançando melhor cobertura de defesa aérea no país.

O modelo C-130H foi fabricado até 1982, as aeronaves adquiridas foram fabricadas em 1975 e 1976, tendo passado por um processo de modernização de seus principais sistemas com tecnologia a partir do ano 2000.

Uma das melhorias mais notáveis ​​foi a de sua cabine de comando equipada com Glass Cockpit (instrumentação de voo baseada em telas), seus sistemas de automação de voo (piloto automático) e sistemas específicos para operação militar.

Essas aeronaves têm vida útil potencial de 38.000 horas de voo, atualmente as adquiridas possuem em média 17.000 horas totais cada uma. Levando em consideração que a FAU voa em torno de 500 horas por ano em Hércules, a vida útil dessas aeronaves com sua manutenção preventiva seria superior a 35 anos. Ambas as aeronaves estavam em serviço ativo na Força Aérea do Reino da Espanha.

A substituição destas aeronaves obedece ao mandato da Comunidade Europeia para utilizar materiais produzidos pelos membros daquele bloco.

Sua capacidade de transporte de pessoal é de 92 passageiros, 64 paraquedistas ou 74 macas, e de carga é de 33.000 kg, podendo atingir 11.500 m de altura de voo. Dada sua autonomia ampliada, podem atingir até 18 horas de vôo, desenvolvendo uma velocidade de 520 km / h, podendo viajar sem escalas aproximadamente 9.350 km.

A sua próxima manutenção programada será em 2023. O treino das tripulações nacionais foi realizado na mesma aeronave pela Força Aérea, contando com a presença de instrutores que irão qualificar o resto das tripulações no nosso país.

A FAU conta com dois C-130 da versão B, recebidos em 1992, que deverão ser substituídos com a entrada em serviço dos novos.

As missões usuais que as aeronaves Hercules cumprem na FAU são:

  • Transferência de grandes cargas para diferentes partes do território nacional;
  • Apoio em inundações e emergências de saúde;
  • Apoio ao Exército Nacional na formação de seu pessoal;
  • Suporte para implantações operacionais FAU;
  • Busca e Resgate na área de responsabilidade no Setor Oceânico e Leste de Montevidéu, atingindo o meridiano 10º Oeste;
  • Apoio a outros Ministérios;
  • Apoio logístico às Missões de Paz;
  • Repatriação de cidadãos nacionais do exterior;
  • Apoio humanitário a outros países em situações de crise ou catástrofe;
  • Suporte para Exercícios Aéreos Combinados Internacionais na CRUZEX – SALITRE – COOPERACIÓN;
  • Transferência de carga da ONU;
  • Implantação do helicóptero Bell 212 da ONU e Antártica;
  • Apoio anual ao Instituto Antártico Uruguaio (IAU) nas diferentes fases da Campanha Antártica, como operador logístico.

Com informações do Ministério da Defesa do Uruguai

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