Centauro II – Exército Italiano encomenda mais unidades

No dia 21 de Junho de 2022, a Direção de Armamento Terrestre do Exército Italiano adquiriu mais 16 veículos blindados 8X8 Centauro II (“Blindo Armata”, conforme denominação local), assim como o seu suporte logístico integrado e respectivos equipamentos.

A Ata Adicional, que eleva o número de sistemas Centauro II atualmente encomendados para 122 (10 unidades adquiridas no contrato assinado em Julho de 2018 e 86 unidades, mais 10 opções confirmadas, no contrato de dezembro de 2020), em face de uma necessidade total do exército italiano de 150 unidades, garante a estabilidade em longo prazo através da consolidação da guarnição de competências estratégicas para o setor terrestre da indústria de Defesa nacional, garantindo também a continuidade da produção.

O Centauro II representa excelência na sua área em termos de poder de fogo, observação, mobilidade, ergonomia, comportamento de disparo e comunicação, para além da máxima proteção da tripulação.

Equipado com um moderno motor de 720 hp e o bem estabelecido “H-drive”, típico dos veículos blindados 8X8 da família Centauro, o Centauro II beneficia de uma arquitetura totalmente digital e de uma torre de nova geração com canhão de 120 mm e sistemas de comunicação de comando e controlo que fazem do Centauro o mais moderno dos veículos em serviço no Exército Italiano.

O resultado é um veículo blindado inovador capaz de operar em qualquer cenário: desde missões de defesa da segurança nacional a operações de manutenção da paz e de apoio a qualquer outro teatro de operações em que as nossas Forças Armadas sejam chamadas a intervir.

Fonte: Leonardo

Nota do Editor: o Centauro II é um dos sistemas cotados para o Projeto VBC CAV do Exército Brasileiro.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

De acordo com o Portal da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, autorizou...

O Grupo EDGE e a Fincantieri assinaram hoje, dia 20 de maio, um acordo que formaliza o lançamento da MAESTRAL,...

No ultimo sábado, dia 18 de maio, às 16h29 local, um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy...

Na tarde de sábado, dia 18 de maio, a aeronave KC-390 Millennium FAB 2858 realizou lançamento de donativos e materiais...

Comentários

Uma resposta

  1. Se o Brasil trouxer esses para o EB mudará de patamar, ficará com material de ponta e se na bagagem vier a torre para os Leo1 está pronta, sem mto custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL