No dia 21 de Junho de 2022, a Direção de Armamento Terrestre do Exército Italiano adquiriu mais 16 veículos blindados 8X8 Centauro II (“Blindo Armata”, conforme denominação local), assim como o seu suporte logístico integrado e respectivos equipamentos.
A Ata Adicional, que eleva o número de sistemas Centauro II atualmente encomendados para 122 (10 unidades adquiridas no contrato assinado em Julho de 2018 e 86 unidades, mais 10 opções confirmadas, no contrato de dezembro de 2020), em face de uma necessidade total do exército italiano de 150 unidades, garante a estabilidade em longo prazo através da consolidação da guarnição de competências estratégicas para o setor terrestre da indústria de Defesa nacional, garantindo também a continuidade da produção.
O Centauro II representa excelência na sua área em termos de poder de fogo, observação, mobilidade, ergonomia, comportamento de disparo e comunicação, para além da máxima proteção da tripulação.
Equipado com um moderno motor de 720 hp e o bem estabelecido “H-drive”, típico dos veículos blindados 8X8 da família Centauro, o Centauro II beneficia de uma arquitetura totalmente digital e de uma torre de nova geração com canhão de 120 mm e sistemas de comunicação de comando e controlo que fazem do Centauro o mais moderno dos veículos em serviço no Exército Italiano.
O resultado é um veículo blindado inovador capaz de operar em qualquer cenário: desde missões de defesa da segurança nacional a operações de manutenção da paz e de apoio a qualquer outro teatro de operações em que as nossas Forças Armadas sejam chamadas a intervir.
Fonte: Leonardo
Nota do Editor: o Centauro II é um dos sistemas cotados para o Projeto VBC CAV do Exército Brasileiro.
Uma resposta
Se o Brasil trouxer esses para o EB mudará de patamar, ficará com material de ponta e se na bagagem vier a torre para os Leo1 está pronta, sem mto custo.