Celebrado os 215 anos do Marechal Osorio

Neste sábado, dia 13 de maio, o Parque Histórico Marechal Osorio, em Tramandaí (RS), recebeu mais uma edição da tradicional Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Cavalaria (SNAPAC). O evento, aberto ao público, recebeu cerca de 20 mil pessoas.

A encenação ocorreu nos campos em frente à casa de Osorio, local onde o militar nasceu, em 1808, quando ainda se chamava Fazenda Conceição do Arroio. Este ano, a evolução da Arma de Cavalaria foi contada através do passado, presente e futuro.

O comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e o comandante Militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, prestigiaram o evento, organizado pelo 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, de Porto Alegre (RS), a mais antiga Unidade de Cavalaria do País, com apoio do Comando Militar do Sul (CMS).

A solenidade iniciou com a representação da presença do Marechal Osorio, através das lanças de Honra e de Guerra, escoltadas por cadetes da Academia das Agulhas Negras (AMAN).

Além disso, a vida do militar foi contada, bem como as qualidades e aptidões inatas a um líder militar, desde criança. Foram representadas a Batalha do Sarandi, de 1825, e, já como general, a Batalha do Tuiuti, de 1866, considerada a maior batalha da Guerra da Tríplice Aliança.

A evolução da Arma de Cavalaria

Este ano, o passado da Arma de Cavalaria foi representado pela tropa hipomóvel, trajando uniformes históricos e, pela primeira vez, 14 blindados históricos participaram do evento. São eles:

  • Viatura Blindada Renault FT 17;
  • Viatura Blindada Fiat Ansaldo;
  • VBTP M3 Scout Car;
  • VTNE 3/4 ton Dodge Command WC 57;
  • Viatura Half-Track M2-A1;
  • Viatura Blindada Ford M8;
  • VBC CCL M3 Stuart;
  • VBC CC M41A3C Caxias;
  • VBC CCM M4 Sherman;
  • Viatura Blindada Leve Jararaca;
  • Viatura Blindada Leve Ogum;
  • VBTP Charrua;
  • VBC CC MB-3 Tamoyo; e
  • VBC CC EE-T1 Osório.

O presente foi representado pelo Pelotão de Cavalaria Mecanizado, composto pelas viaturas Marruá, Cascavel e Guarani, pela Força-Tarefa Blindada, composta pelos carros d combate Leopard 1A5BR e VBTP M113BR.

A Aviação do Exército Brasileiro, localizada em Taubaté (SP), também foi representada, pelas aeronaves HA-1 FENNEC Esquilo e HM-1 Pantera. Flexibilidade, apoio de fogo e rapidez, peças fundamentais para o sucesso das ações nos campos de batalha.

Já o futuro da Cavalaria foi representado na SNAPAC pela viatura 4X4 LMV-BR e pela réplica da viatura blindada de combate (VCB Cav) 8X8 Centauro II, que está em testes para ser a futura viatura blindada de combate sobre rodas do Exército Brasileiro.

Um dos pontos altos da apresentação, com alto simbolismo, foi o Carrossel Militar, momento de reverenciar o nobre amigo: o cavalo. O Carrossel é feito para exercitar o cavalo e o cavaleiro.

Finalizando a apresentação, chegou à hora mais esperada: “É a Guerra!” A concentração de tropas, o movimento de corcéis, blindados, mecanizados, aeronaves! Guerreiros motivados pelo ímpeto e pela coragem gritam, antevendo o início da vitória: CARGA!

Do palanque das autoridades, o Comandante Militar do Sul, General Hertz, acompanhou a encenação.“Aqui realizamos a festa nacional, aqui colocamos todo o nosso equipamento, nossas viaturas históricas, trouxemos os nossos animais, a origem da nossa Arma. E estamos muito felizes em celebrar junto à comunidade de Osório, onde nasceu nosso patrono”, disse o comandante.



Homenagem

Como ocorre em todas as edições da Solenidade, o Comandante do Exército e o Comandante do CMS, acompanhados da trineta de Marechal Osorio, Stella Francisca Osorio Bertaso, depositaram flores no túmulo de seu antepassado.

O comandante do Exército, General Tomás, falou sobre Marechal Osorio, citando o militar como um ícone da história brasileira. “É o exemplo mais caro que a gente tem de heroísmo, bravura e representa o espírito de todos os cavalarianos do Exército. Cavalaria é aquela arma que reconhece, vigia, combate, então a impetuosidade de Osorio nos inspira em todos os momentos da nossa vida e, faz com que o Exército brilhe cada vez mais”, finalizou.

 

Texto: 2º ten Nathalia King
Fotos: 1º sgt Pires

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Em um surpreendente anuncio ocorrido hoje, dia 11 de junho, a empresa franco-germânica KNDS informou que encerrou as negociações de...

Na ultima quinta-feira, dia 6 de junho, ocorreram testes de lançamento do míssil anticarro MSS 1.2 AC por militares do...

Parceria prevê aumentar conhecimento das tecnologias em uso atualmente e em desenvolvimento no país, além de explorar novas técnicas Uma...

A Marinha do Brasil (MB), a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas...

Comentários

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL