CA-Sul inicia Operação Bodoquema com a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

2
798

No dia 21 de setembro, o Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul) conduziu a capacitação dos Observadores e Controladores de Adestramento (OCA), da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), que serão empregados no Exercício de Certificação da Força de Prontidão (FORPRON) da Força Terrestre. As instruções capacitaram os militares a aplicar a metodologia do OCA na Operação Bodoquema, um exercício militar que ocorrera nas próximas semanas nos municípios de Dourados, Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Caarapã e Ponta Porã, todos no Mato Grosso do Sul.

Para a Certificação da FORPRON, no dia 25 de setembro, após o recebimento da Decisão de Comando da 4ª Bda C Mec, os comandantes das diversas organizações militares (OM) que a compõem, entraram em contato com seus operadores e controladores, através de vídeo conferência, para transmitir suas ordens. Essas foram recebidas no dia 26 e iniciaram as manobras de suas respectivas unidades no Software COMBATER, iniciando a simulação construtiva da Operação Bodoquema, após ordem do Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Oeste (CCOp/CMO), general de divisão Marcelo Gurgel do Amaral Silva. Os controladores e operadores do Jogo de Guerra estarão no CA-Sul, em Santa Maria (RS), enquanto os Estados-Maiores das OMs e da Brigada estarão no Comando da 4ª Bda C Mec, em Dourados (MS).

No dia 26 de setembro, o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de divisão Marcos de Sá Affonso da Costa, visitou o Comando 4ª Bda C Mec, em Dourados (MS) e na ocasião foi apresentado a metodologia, os Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET) e o pessoal que CA-Sul utilizará em sua Certificação FORPRON. Em seguida, percorreu os Postos de Comando da Brigada e de suas OM’s subordinadas.

E dando continuidade a Certificação da FORPRON, prossegue no exercício de adestramento com simulação virtual, que está ocorrendo no 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), em Amambai (MS). Com foco nas técnicas, táticas e procedimentos (TTPs), a aplicação dos módulos de adestramento, utilizando meios de simulação virtual do CA-Sul, permite o desenvolvimento da liderança, dos trabalhos de comando e das manobras táticas que serão executadas no terreno.

No dia 27 de setembro, o Chefe do Preparo da Força Terrestre, general de divisão Affonso da Costa, e o general Gurgel, estiveram no 17º RC Mec para verificar o andamento do Exercício de Certificação. Utilizando as instalações da Seção de Desenvolvimento de Capacidades Operacionais (Se De C Op) do 17º RC Mec, o CA-Sul, ao término do exercício, terá aplicado a Certificação em 4 Subunidades (SU) da 4ª Bda C Mec.

 

Informações e imagens: CA-Sul

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here