Bélgica adquire mais 19 CAESAR 6X6 Mark II

0
1924

Na ultima quinta-feira, dia 30 de junho, o gabinete da ministra da Defesa da Bélgica, Ludivine Dedonder, anunciou que o Exército Belga vai adquirir mais 19 viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsado de 155 mm CAESAR Mark II, além dos nove exemplares já encomendados.

Ludivine Dedonder assinou em maio, com sua homóloga francesa na época, Florence Parly, parceria estratégica entre os dois países e sua disposição de trabalhar pela defesa europeia,  conhecido como “CaMo 2”, que previa, entre outras coisas, a aquisição de nove viaturas CAESAR NG (“CAmion Equipé d’un Système d’ARtillerie de Nouvelle Génération”), suficiente para equipar uma bateria do batalhão de artilharia baseado em Brasschaat, norte da Antuérpia, e com a previsão de entrega a partir de 2027.

Porém, o chamado plano STAR (sigla para Segurança, Tecnologia, Ambição e Resiliência), recentemente aprovado pelo governo belga, e o aumento do orçamento de defesa, que passará para 2% do PIB até 2035 (ambos decorrentes da invasão russa à Ucrânia), revisaram e ampliaram as aquisições militares.

O orçamento previsto para artilharia é de 492,19 milhões de euros para o período de 2025 a 2034, dos 10,2 bilhões de euros reservados para novos investimentos, que permitirá equipar três baterias, ao invés de uma, passando o total de CAESAR para 28 unidades.

O CAESAR 6X6 Mark II (ou NG), da Nexter, está equipado com um novo motor de 460 hp (contra 215 hp do anterior), uma nova caixa automática e um novo chassi. Possui uma versão mais recente do software de controle de fogo, uma cabine preparada para acomodar o novo rádio CONTACT e o jammer Thales BARAGE, além de outros sistemas, e é considerado um dos sistemas de armas mais sofisticados da atualidade.

Nota do Editor: o CAESAR é um dos sistemas cotados para o Projeto VBCOAP 155 mm SR do Exército Brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here