BAE Systems testa com sucesso projétil guiado de longo alcance de 155 mm

Em parceria com o Exército dos Estados Unidos (US Army), a empresa BAE Systems testou, com sucesso, o disparo de um um projétil de longo alcance de artilharia de subcalibre com letalidade aprimorada (“sub-caliber artillery long-range projectile with enhanced lethality”) XM1155, para o programa de subcalibre do US Army, a partir de um canhão de testes, de 155 mm XM907E2 e 58 calibres, impactando um alvo fixo além alcances previamente demonstrados por outros projéteis guiados disparados do mesmo tipo de canhão.

O teste foi realizado no White Sands Missile Range, no Estado do Novo México (EUA), utilizado um suporte de subcalibre (“sabot”) projetado pelo US Army, e confirmou a compatibilidade do projétil com o canhão de artilharia de alcance estendido de 155 mm e cargas propulsoras.

“Este teste bem-sucedido confirma que nosso projétil de longo alcance de artilharia de subcalibre com letalidade aprimorada pode derrotar alvos de longo alcance e avançar para testes de acompanhamento para dobrar o alcance do projétil guiado existente e com sensores para encontrar alvos fixos e móveis de interesse. ”, disse Brent Butcher, vice-presidente e gerente geral de sistemas de armas da BAE Systems. “Estamos confiantes de que o projétil está no caminho certo para fornecer ao Exército a melhor solução de munições para artilharia de canhão com uma capacidade de avanço que trará um projétil altamente letal e manobrável aos soldados no campo de batalha.”

O conceito para o programa XM1155-SC é um projétil avançado, lançado por obuseiros ainda em desenvolvimento, contra alvos fixos e móveis, com mais que o dobro do alcance das munições guiadas de precisão (PGM) existentes. Foi desenvolvido para penetrar e destruir as defesas adversárias por meio de maior alcance, orientação avançada, letalidade e capacidade de sobrevivência. O projétil atende às metas de modernização do US Army para uma solução de munições de precisão de longo alcance.

Nos últimos anos, a BAE Systems investiu na inovação, desenvolvimento e teste de soluções avançadas de fogo de precisão de longo alcance e concluiu mais de 100 testes PGM. No início de 2022, o predecessor do conceito XM1155-SC, o projétil de Hipervelocidade de Alcance Estendido (HVP-ER) destruiu com sucesso um alvo em um alcance de mais de 110 quilômetros.

A BAE Systems está atualmente sob contrato com o US Army para desenvolver e testar o projétil como parte do programa de Projéteis de Artilharia de Alcance Estendido.

Fonte: BAE Systems

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Esta frase impactante, que é o lema de várias unidades de resgate do mundo, foi dita por um oficial do...

O Exército Brasileiro (EB) publicou a Portaria nº 1.301-EME/C Ex, de 23 de abril, aprovando a diretriz de implantação do...

A Força Aérea Brasileira definiu com a Embraer a modernização de 68 exemplares do A-29A/B Super Tucano, concretizando um estudo...

Criada em 2001 como resultado da fusão de várias empresas europeias a partir da segunda metade dos anos 1990, a...

Comentários

2 respostas

  1. Caramba, 110 km para um projétil(q nem sei se há como se defender de um ) é transformar esta munição em algo muito mais eficaz que um míssil de mesmo alcance (mas q poderia ser abatido).

  2. Enquanto isso os russos estão usando canhões anti tanque da Segunda Guerra e tanques T54 e T55 dos anos 50.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL