Austrália escolhe o Hanwha AS21 Redback como sua VBC Fuz

A viatura de combate de fuzileiros (“infantry fighting vehicle” – IFV) AS21 Redback, desenvolvido e fabricado pela empresa sul-coreana Hanwha Defense, foi escolhido como o vencedor da concorrência internacional do Programa Land 400 Fase 3, da Austrália, superando o Lynx KF41, da alemã Rheinmetall.

O programa previa originalmente a aquisição de mais de 450 viaturas para substituir as atuais M113AS3/AS4, em serviço (nas versões iniciais) desde 1964, mas foi reduzido para 129 pelo programa de revisão estratégica, acordado atual primeiro-ministro Anthony Albanese. As entregas estão programadas para iniciar em 2027.

O custo do programa é estimado entre 5 a 7 bilhões de dólares australianos (cerca de 3 a 4 bilhões de euros), e produção ocorrerá na Austrália, na planta industrial de Hanwha localizada na cidade de Geelong, contando com forte participação da indústria australiana.

O AS 21 Redback australiano será equipado com uma torre EOS/Elbit T2000, armada com um canhão Bushmaster II, de 30x173mm; uma metralhadora coaxial MAG58, de 7,62x51mm; um lançador duplo de mísseis anticarro Spike LR; e um sistema de armas remotamente controlado (SARC), com uma metralhadora de 12,7x99mm (.50 BMG). Também possuirá um sistema de proteção ativa (“active protection system” – APS) Iron Fist, da Elbit Systems, capaz de garantir uma eficaz defesa contra de mísseis anticarro e granadas autopropelidas.

Seu peso de combate é da ordem de 42 toneladas e atinge velocidade máxima superior a 65 km/h, com alcance de 520 km. Sua tripulação é de três homens e tem capacidade de transportar um grupo de combate de oito fuzileiros totalmente equipados.

AS21 Redback na EUROSATORY 2022 (Foto: Paulo Bastos)

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O acordo criará um canal de fabricação naval com sede nos Emirados Árabes Unidos e demonstra compromisso da estatal de...

Neste domingo, dia 18 de fevereiro, o primeiro lote de cinco viaturas blindadas 6X6 Guarani APC (“armoured personnel Carrier”), fabricados...

O Canadá registrou junto à Saab um pedido de compra de unidades do sistema de defesa antiaérea de curto alcance...

Faça hoje mesmo o seu cadastramento para participar da LAAD Security & Defence 2024, o maior evento de defesa e...

Comentários

7 respostas

  1. Paulo sabe/pode dizer se essa viatura está concorrendo na competição do EB? Seria um forte concorrente contra os europeus (CV90, ASCOD, Lynx) considerando o histórico de compras brasileiro?

    1. Conheceremos os proponentes apenas após a publicação (e respostas) do RFQ do programa, porém sim,o AS21 Redback é um potencial candidato.

  2. Se tivesse que fazer uma aposta, apostaria todas as fichas no CV90 para o EB, CV90 é uma familia completa ja testada e aprovada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Disponível

DISPONÍVEL