Assentos absorvedores de energia para o Centauro II

0
2466
Centauro II na pista de teste da Leonardo, em La Spezia (Foto: CIO)

Por Aurelio Giansiracusa, Ares Osservatorio Difesa (*)

O israelense Mobius Protection Systems, empresa especializada em desenvolvimento e fabricação de sistemas de absorção de energia (EA) para veículos militares, recebeu da italiana Leonardo, um contrato para o fornecimento de assentos absorvedores de energia para as tripulações das torres HITFACT Mk II, de terceira geração, instaladas nas novas viaturas blindadas de combate Centauro II, que estão sendo produzidas.

Os assentos em questão são projetados para garantir ao mesmo tempo altos níveis de ergonomia e conforto, combinados com os requisitos de segurança essenciais para um veículo de combate como o Centauro II.

Algum dos modelos de assentos absorvedores de energia da Mobius 

O Centauro II faz parte do programa de renovação dos meios médios e pesados ​​realizado pelo Exército Italiano, pretende substituir, entre outras, as antigas viaturas blindadas de combate Centauro B1, que entraram em serviço a partir da segunda metade da década de oitenta e que já não atendem aos atuais requisitos da guerra moderna.

O Exército Italiano, após um contrato inicial de dez viaturas Centauro II, concedeu ao Consórcio CIO (formado pela Iveco Defence Vehicles e o Leonardo Company) um segundo pedido para a construção de 86 viaturas, e opção para mais 10 (já confirmadas), e que já entraram em produção, de 150 pretendidas, para substituir as viaturas atuais nos regimentos de cavalaria blindada.

O Centauro II caracteriza-se pela adoção de um canhão de alma lisa de 120 mm e 45 calibres, que garante alto desempenho em longas distâncias, pode ser associado um sistema de carregamento automático assistido e possui um elevado nível de proteção balística e anti IED (“improvised explosive device”, ou dispositivo explosivo improvisado, em português), bem como a adoção de sistemas de comando e controle de última geração.

Possui um novo motor, capaz de entregar mais de 700 cv, enquanto a mobilidade é garantida pela típica transmissão H, adotada pelos blindados 8X 8 da família Centauro desde a década de 1980.

 

(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas as áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here