Arsenal de Guerra do Rio recupera viatura histórica

3
2841

No dia de hoje, 26/03/2020, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR), inaugurou seu novo Guardião de Portão (Gate Guardian): a única VBE M39 recebida pelo Exército Brasileiro.

O Veículo Blindado Especial (VBE) M39 foi um veículo de transporte estadunidense, projetado sobre chassi do Tank Destroyer M18 Hellcat (76mm Gun Motor Carriage M18), e utilizado principalmente como transporte de tropas, ambulância e transportador de munição para obuseiros, que foi desenvolvido durante o final da Segunda Guerra Mundial e foi muito empregado durante Guerra da Coréia.

O Brasil, pelos documentos disponíveis até o momento, recebeu apenas um (1) exemplar no final dos anos 50, através do programa do programa estadunidense MAP (Military Assistance Program), que era utilizado como viatura auxiliar para as Viaturas de Blindadas Especiais Socorro (VBE-Soc) Sherman M32 e M74.

 

Esse veículo se encontrava armazenado dentro do AGR, e por iniciativa de seu Diretor, o Tenente-Coronel MAURÍCIO Ramos de Resende Neves, com apoio do Diretor da Diretoria de Fabricação (DF), General de Brigada TALES Eduardo Areco VILLELA, ele foi recuperado com recursos e mão de obra disponíveis na unidade, e contou com apoio de diversas seções da Divisão Industrial do AGR, destaque para  a Seção de Tratamento Superficial e Pintura e a Seção de Serralheria, e com o auxílio de informações do Pesquisador Militar de Tecnologia & Defesa Paulo Roberto Bastos Jr., para as comemorações do aniversário de 258 anos do AGR.

O VBE M39 quando estava no Museus da antiga Escola de Material Bélico, em 1984, antes de ser transferido para o Forte de Copacabana e depois “desaparer”.

 

Esse é mais um exemplo da dedicação do Exército Brasileiro em preservar sua história, e por consequente, a história desse país.
A sociedade brasileira agradece a mais essa iniciativa.

3 Comentários

  1. Conheço muito pouco sobre veículos militares, mas fico muito feliz e orgulhoso de ver parte da nossa história, da história de nossas Forças Armadas recuperada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here