Arsenal de Guerra do Rio recupera viatura histórica

No dia de hoje, 26/03/2020, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR), inaugurou seu novo Guardião de Portão (Gate Guardian): a única VBE M39 recebida pelo Exército Brasileiro.

A viatura blindado especial (VBE) M39 é um veículo de transporte estadunidense, projetado sobre chassi do Tank Destroyer M18 Hellcat (76mm Gun Motor Carriage M18), e utilizado principalmente como transporte de tropas, ambulância e transportador de munição para obuseiros, que foi desenvolvido durante o final da Segunda Guerra Mundial e foi muito empregado durante Guerra da Coréia.

O Brasil, pelos documentos disponíveis até o momento, recebeu apenas um exemplar no final dos anos 50, através do programa do programa estadunidense MAP (Military Assistance Program), que era utilizado como viatura auxiliar para as viaturas blindadas especiais – socorro (VBE-Soc) Sherman M32 e M74.

Esse veículo se encontrava armazenado dentro do AGR, e por iniciativa de seu diretor, o tenente-coronel Maurício Ramos de Resende Neves, com apoio do diretor da Diretoria de Fabricação (DF), general-de-brigada Tales Eduardo Areco Villela, ele foi recuperado com recursos e mão de obra disponíveis na unidade, e contou com apoio de diversas seções da Divisão Industrial do AGR, destaque para  a Seção de Tratamento Superficial e Pintura e a Seção de Serralheria, e com o auxílio de informações do pesquisador militar de Tecnologia & Defesa Paulo Roberto Bastos Jr., para as comemorações do aniversário de 258 anos do AGR.

O VBE M39 quando estava no Museus da antiga Escola de Material Bélico, em 1984, antes de ser transferido para o Forte de Copacabana e depois “desaparecer” (Imagem: arquivo do autor)

 

Esse é mais um exemplo da dedicação do Exército Brasileiro em preservar sua história, e por consequente, a história desse país.
A sociedade brasileira agradece a mais essa iniciativa.

COMPARTILHE

Respostas de 3

  1. Conheço muito pouco sobre veículos militares, mas fico muito feliz e orgulhoso de ver parte da nossa história, da história de nossas Forças Armadas recuperada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *