ARES capacita militares do Exército na torre REMAN integrada ao Guaicurus

Entre os dias 15 e 17 de julho, a ARES Aeroespacial e Defesa realizou, no Centro de Avaliações do Exército(CAEx), no Rio de Janeiro (RJ), o Curso de Operação e Manutenção da torre REMAN meia-cúpula, destinado à capacitação de militares CAEx, da Diretoria de Fabricação (DF) e do Arsenal de Guerra do Rio (AGR).

Ministrado por dois instrutores da ARES, o curso abordou aspectos teóricos e práticos relacionados à operação e manutenção da torre REMAN, recentemente integrada à viatura blindada multitarefa leve sobre rodas (VBMT-LSR) 4X4 Guaicurus.

Desenvolvida e fabricada integralmente no Brasil, a REMAN é a única torre blindada de operação manual com projeto 100% nacional. Já adotada oficialmente pelo Exército Brasileiro para equipar a viatura Guarani 6×6, a torre agora passa por uma nova etapa, sendo integrada à plataforma Guaicurus, onde iniciará, em breve, o processo de avaliação técnica e operacional conduzido pelo CAEx.


Fonte: ARES

COMPARTILHE

Respostas de 7

  1. Interessante, tem algo parecido com um joystick na foto. Então, apesar de ser manual, deve ter algum auxílio de força motorizada para a movimentação da torreta. Gostei.

  2. Bastos, acompanho seu trabalho há anos. Parabéns! A REMAN não é muito desprotegida para o militar que a guarnecer? Só me lembro daquele filme “Falcão negro em perigo” em que os militares eram facilmente alvejado.

    1. Walderson, obrigado pelas palavras.
      A REMAN possui o nível de proteção comum a este tipo de torre, sendo que considero (por opinião pessoal, baseado nos materiais e design) melhor nesse quesito que a Platt MR550 Bi-Metal, que também é operada pelo EB.
      Veja que a torre dese artigo é a versão “meia-cúpula” (também similar à Platt), desenvolvida para viaturas mais leves.
      Para saber mais sobre a REMAN: https://tecnodefesa.com.br/reman-a-torre-manual-nacional/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *