Apronto operacional demonstra as capacidades da Força-Tarefa Montanha

No dia 13 de julho, O Comandante Militar do Leste, general de Exército André Luís Novaes Miranda, assistiu a uma demonstração do Apronto Operacional da Força-Tarefa Montanha 11.

A Força-Tarefa é um agrupamento de forças de constituição variável, organizado e aprestado em função dos fatores da decisão e de acordo com a situação apresentada. Ela é a síntese das capacidades da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), a “Brigada 31 de Março”, organizada de acordo com os princípios do FAMES (Flexibilidade, Adaptabilidade, Modularidade, Elasticidade e Sustentabilidade).

A Brigada de Montanha pode empregar suas tropas de maneira flexível e modular, constituindo uma ou mais Forças-Tarefa Montanha em sua própria zona de ação ou em reforço a outra grande unidade que necessite de tropa especializada para reconhecer, guiar e equipar vias em ambiente operacional de montanha, nas ocasiões que demandam o emprego de equipamentos especializados, técnicas, táticas e procedimentos peculiares ao montanhismo militar.

De acordo com a missão, a Força-Tarefa Montanha pode ser acrescida de outras capacidades, como Guerra Eletrônica, Aviação do Exército e Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, a fim de maximizar o seu poder de combate para o cumprimento de tarefas que não exijam o emprego de uma grande unidade.

A Força-Tarefa Montanha concentra-se em Juiz de Fora, em situação de ordem de marcha, num prazo de 24 horas após seu acionamento, podendo se deslocar por meio rodoviário para o Rio de Janeiro ou qualquer outra região do Comando Militar do Leste (CML) e é composta por tropas orgânicas da Brigada de Montanha e por outras não orgânicas, como o 4º Batalhão de Engenharia de Combate (4º BE Cmb) e o 4º Grupo de Artilharia Antiaérea (4º GAAAe).

O general Novaes percorreu as frações e verificou de perto o preparo e aprestamento individual e coletivo da tropa acompanhado do comandante 1ª Divisão de Exército (1ª DE), General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, e do comandante 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), general de Brigada Júlio César Belaguarda Nagy de Oliveira.

Fonte: 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia de hoje, 17 de abril, no Quartel General do Exército (QGEx), o general de exército Fernando José Sant’ana...

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN)...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL