Alemanha encomenda mais mísseis BVR Meteor da MBDA

 

Os HAS, abrigos reforçados de aeronaves, uma herança da Guerra Fria, podem abrigar um caça e seu material de apoio. Na foto, dois Typhoon do JG 74 respondem ao acionamento do QRA em Newburg. (Foto: Roberto Caiafa)

A MBDA recebeu uma ordem para construir mais mísseis BVR Meteor além dos mísseis ar-ar de alcance visual da Força Aérea Alemã (Luftwaffe).

O Meteor é o míssil ar-ar mais avançado do mundo e possui um sistema de propulsão ramjet exclusivo que lhe permite voar mais longe e mais rápido do que qualquer outro, e assim derrotar alvos manobrando mesmo em distâncias extremas.

Base Aérea de Neuburg Donau (Jagdgeschwader 74) e o míssil Meteor.

Éric Béranger, CEO da MBDA, disse: “O programa Meteor pode ser considerado o programa de cooperação de defesa mais bem-sucedido da Europa, reunindo as melhores tecnologias de seis países europeus para oferecer uma capacidade militar comum que é verdadeiramente revolucionária. Estamos muito satisfeitos em receber este contrato adicional do cliente alemão como um compromisso adicional com a Meteor como a principal arma de domínio aéreo do Eurofighter. ”

Assinado em 16 de dezembro, o contrato foi adjudicado à MBDA pelo Instituto Integrado de Programas Meteoros (IJPO) em nome do Escritório Federal Alemão de Equipamento Bundeswehr, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço (BAAINBw).

Ao contrário dos mísseis ar-ar tradicionais que voam sem energia durante a maior parte de seu trajeto (apenas com o impulso inicial de lançamento), limitando sua capacidade de atingir alvos ágeis a longas distâncias, o motor scram jet do Meteor fornece impulso sustentado a velocidades superiores a Mach 4 até o impacto contra o alvo – dando ao Meteor uma “no scape zone” incomparável (no scape zone é aquela faixa de alcance do míssil onde a probabilidade de acerto é de 100%).

Agora o Meteor está liberado para o serviço de linha de frente com todas as aeronaves de caça domésticas da Europa, Gripen, Eurofighter e Rafale.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Na tarde de hoje, 27 de maio, um comboio com três viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 Guarani,...

No dia de hoje, 24 de maio, a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency – DSCA)...

A capital turca, Istambul, foi palco de discussões sobre segurança e defesa nos dias 21, 22 e 23. A Feira...

De acordo com a portaria nº 443-COTER/C Ex, o Exército Brasileiro (EB), através do Comando de Operações Terrestres (COTER), constituiu...

Comentários

Uma resposta

  1. Se não me engano o Brasil tem um pedido de 100 dessas belezinhas. Um míssil de 1ª linha para equipar nossos Gripen. Abraços a todos! Feliz ano novo!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL