AIAB participa do Science Days

0
353

A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) marcou presença no Science Days, evento voltado à área educacional, que ocorreu nos dias 17 e 18 de março, em São José dos Campos (SP), no Centro de Formação do Educador (CEFE). O evento foi promovido pelo Instituto Alpha Lumen e pela Michaelis Foundation for Global Education.

Os alunos das escolas públicas e privadas de São José e região que visitaram a feira encontram no estande da AIAB produtos do setor aeroespacial, como: protótipo do motor foguete a propulsão líquida L15, desenvolvido pela empresa nacional Orbital; protótipos do tanque de propelente para satélites, mecanismo de abertura do gerador solar do satélite Amazonia-1, propulsores para satélites e sistema completo de propulsão para pequenos satélites, desenvolvidos pela empresa brasileira Fibraforte; e também uma maquete do nano-satélite brasileiro VCUB, em desenvolvimento pela empresa nacional Visiona, para observação da Terra e coleta de dados, que está prestes a ser lançado ao espaço.

O vice-presidente da AIAB e sócio-diretor da Fibraforte, Jadir Nogueira Gonçalves, explica que a disponibilização de conhecimento científico para o público juvenil é de fundamental importância para o futuro do Programa Espacial Brasileiro. “Iniciativas como a realização da Science Days devem ser parabenizadas e apoiadas. A AIAB está contribuindo com a conscientização da sociedade sobre a importância dos serviços providos pelos satélites para as nossas vidas”.

“Também estamos revelando à sociedade os resultados benéficos dos investimentos públicos no Programa Espacial Brasileiro. Acreditamos que investindo na conscientização de jovens, criaremos, gradativamente, um círculo virtuoso de investimento no Programa Espacial Brasileiro para, aos poucos, diminuirmos a atual e indesejável dependência brasileira por satélites estrangeiros para prover serviços básicos ao cidadão brasileiro como energia elétrica, internet, comunicação, transporte, dentre tantos outros serviços essenciais no nosso dia-a-dia, afirma Jadir. “O espaço está mais perto da nossa vida do que imaginamos”, destaca.

Science Days – O V Science Days 2022 reúne grandes atividades nacionais e internacionais para um público das escolas públicas e privadas de São José dos Campos e proximidades, cadastradas para o evento.

As parcerias nesta quinta edição envolvem empresas estadunidenses da área de tecnologia e educação, como KSCIA – International Space Academy, Full Sail, FarragutAcademy, Embry – Riddle, R-Crio, Orion Science & Technology, além da AEB Agência Espacial Brasileira e de parcerias com secretarias e diretorias de ensino, INPE, AIAB, Cemaden, Unifesp, Butantan entre outras entidades.

Os dois dias contaram com oficinas temáticas com profissionais e cientistas convidados de segmentos de grande apelo junto ao público jovem, como Inteligência Artificial, Astronomia, Biomecânica e Aplicação de Próteses em 3D, Astronomia, Criação e Dobraduras de Rovers, Salvamento de Astronauta, Caixa de Areia SandBox, Engenharia Nuclear, Tabuleiro Cemaden e Monitoramento de Desastres Naturais.

Houve também um circuito de palestras com temas atuais e que atraem a atenção do público jovem para a ciência, além do Show de Ciências da USP Lorena, do Conheciências de Itajubá, exposições temáticas, simuladores de realidade virtual e um imenso foguete inflável da Fundação Astronauta Pontes.

 

Fonte: Rossi Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here