AGR conclui mais um lote de morteiros de 81mm

Entre os dias 02 e 05 de Junho, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR) realizou tiros técnicos do morteiro de 81mm, de sua produção, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx ), o “Campo de Provas da Marambaia/1948”.

Ao todo foram testados 18 morteiros, com diferentes cargas e angulação de tiro para validação do material antes da entrega para a tropa, sendo essa a etapa final do processo de fabricação do armamento.

Já foram entregues para a Força Terrestre cerca de 60 morteiros de 81mm e a previsão para este ano é mais 100 sejam disponibilizados para substituir as peças mais antigas. O planejamento da Diretoria de Fabricação (DF) é que, em 2025, a produção de 120 morteiros de 81 e 60 mm, com objetivo de atingir uma escala de produção de 150 peças/ano em curto prazo.


O MORTEIRO

O Morteiro Médio Antecarga (Mrt Me A Cg) 81mm AGR é uma arma de tiro indireto, adequada ao emprego em todos os tipos de combate, especialmente como apoio de fogo às unidades de infantaria, cavalaria, paraquedistas. Foi desenvolvido pelo  Centro Tecnológico do Exército (CTEx), dentro do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro e sua produção seriada se iniciou no AGR em 2013.

O morteiro é composto de tubo-canhão, placa-base e reparo-bipé, e tem como principais características: 41,4 kgf de peso total, considerado um baixo peso; possui alcance máximo de 6.000 m; é extremamente preciso e de fácil manejo; e tem a capacidade de operar em elevadas cadências de tiro, assim como em condições topográficas adversas.


Fotos: AGR

COMPARTILHE

Respostas de 10

    1. O morteiro de 81mm com base “quadrada” que cita deve ser o M936 Brandt, de origem estadunidense mas produzidos no AGR.
      Essas peças estão em processo de desativação, sendo um dos modelos que estão sendo substituídos pelo morteiro do artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *