Aero Concepts e Stella Tecnologia firmam parceria tecnológica

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a parceria entre as empresas Aero Concepts Sistemas Espaciais e Defesa, especializada em desenvolvimento e fabricação de turbinas e sistemas para propulsão e geração de energia, e a Stella Tecnologia, no desenvolvimento, fabricação, voo e operação de plataformas aéreas não tripuladas de alto desempenho.

Ambas as empresas de capital 100% nacional se unem para desenvolver sistemas tecnológicos de alta complexidade capitalizando as tecnologias com plataformas no estado da arte para aplicações duais direcionadas aos mercados civil e militar.

Essa parceria representará o domínio dessas tecnologias totalmente verticalizado no Brasil, empregando tecnologias críticas e sensíveis para a defesa e soberania do território nacional. Em um segundo momento a parceria iniciará uma ação de abordagem ao mercado internacional que atualmente demonstra grande demanda por tais produtos.

No momento, está sendo anunciado à integração da família de turbinas a jato da Aero Concepts nas plataformas de voo já testadas e operacionais da Stella.

Em 2005, o Ministério da Defesa do Brasil, representado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), através do Institutos Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a FINEP e a Aero Concepts, iniciaram uma parceria sólida e promissora para um projeto pioneiro para desenvolvimento e fabricação de uma turbina aeronáutica nacional de 5000N (TR5000/ATJA45-50), considerando todas as etapas de projeto, desenvolvimento e fabricação de turbomáquinas que requerem alta confiabilidade.

A Aero Concepts, a FINEP e o DCTA/IAE com investimentos conjuntos em bancos de ensaios de desenvolvimento de componentes e motores completos (necessários para o correto desenvolvimento de turbomáquinas), possuem agora todas as condições de aplicações deste sistema de propulsão nacional de alta confiabilidade com capacidade industrial para fabricação em escala.

Com a parceria Aero Concepts e Stella, ambas as empresas avançam para um novo patamar de maturidade tecnológica, proporcionando aplicabilidade da TR5000/ATJA45-50 e famílias de turbinas tanto para plataformas aéreas como para o desenvolvimento de sistemas de armas (ar-terra, terra-terra) para todas as Forças.

Adicionalmente, a capacidade consolidada da Aero Concepts no setor de Turbinas aplicadas a geração de energia em conjunto com a WEG, multinacional Brasileira considerada uma das maiores empresas do mundo no setor de energia, colocando-a  como a empresa mais completa para soluções hibridas de sistemas propulsivos, com uso de etanol, motores elétricos e fotovoltaicos.

Esta parceria permitirá o desenvolvimento de plataformas aéreas para o mercado agrícola e logístico de alta capacidade de carga, bem como para o aumento de tecnologias para sistemas com uso de energias limpas que atendam às exigências ambientais impostas pelo mercado internacional.

 

Fonte:  Stella Tecnologia

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Na tarde de sábado, dia 18 de maio, a aeronave KC-390 Millennium FAB 2858 realizou lançamento de donativos e materiais...

O Comando Militar do Nordeste (CMNE), nesta quinta-feira, dia 16 de maio, enviou um Hospital de Campanha (H Cmp) para...

Empresa do Grupo Embraer participa de debate sobre soluções tecnológicas que estão moldando o futuro dos grandes centros urbanos As...

Hoje, dia 16 de maio, às 18:00hs, será lançado o livro “Segurança Escolar – Prevenção multidisciplinar escolar contra-ataques ativos”, de...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL