Adsumus, 213 anos

Em 07 de março foi é comemorado o 213º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e a Marinha do Brasil (MB) realizou, na última quinta-feira, dia 05, uma apresentação imperdível das tradicionais Bandas Marcial e Sinfônica do CFN, intercaladas com a exibição de vídeos, narrações, homenagens, entrega de medalhas e salva de tiros de canhão. A solenidade, restrita devido à pandemia, contou com a presença do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, do comandante da Marinha, almirante- de-esquadra Ilques Barbosa Júnior, e do comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais, almirante-de esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro.

O palco do evento foi a histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras, recanto privilegiado da Baía da Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Por meio de narrativas intercaladas pela apresentação de musicais, foram exibidos vídeos e projeções mapeadas que contaram um pouco de sua história.

Os 20 anos do ingresso da primeira mulher no CFN foi lembrado durante a cerimônia, sendo uma homenagem às militares da corporação, inclusive à primeira aspirante da Escola Naval que optou pelo ingresso no Corpo. A ocasião marcou, ainda, a demonstração dos meios operativos da Força e do novo uniforme camuflado do CFN.

A Banda Sinfônica do CFN homenageando os militares da Marinha

Presença histórica

Em 7 de março de 1808, a Família Real Portuguesa aportou no Brasil sob escolta da Brigada Real da Marinha, sendo essa a origem histórica do CFN. Desde então, a corporação militar está presente em diversos momentos marcantes da história do Brasil. Em 1809, o príncipe regente concedeu à Brigada Real da Marinha a Fortaleza de São José, como prêmio ao sucesso na invasão à colônia francesa Caiena (Guiana). Até hoje, o local é a sede do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.

O CFN tem como lema “Adsumus”, que significa “Aqui Estamos”. A frase representa o comprometimento dos militares com a Marinha e com a população brasileira. Além disso, reforça a disponibilidade de cada um deles para cumprir qualquer missão que lhes seja confiada.

O novo uniforme dos Fuzileiros Navais apresentado na cerimônia

Com informações da Marinha do Brasil e Ministério da Defesa

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE