ABIMDE emite nota sobre o retorno do financiamento do Banco do Brasil

NOTA À IMPRENSA

A Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança (ABIMDE) expressa seu entusiasmo e gratidão pelo recente anúncio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI) sobre a retomada e ampliação dos produtos financeiros de exportação destinados à Base Industrial de Defesa e Segurança.

Este anúncio é o resultado direto de um esforço conjunto e de sensibilização sobre a importância estratégica do setor de defesa, liderado pela ABIMDE em coordenação com o Ministério da Defesa. Através de diálogos construtivos e reuniões estratégicas, incluindo um encontro significativo entre o presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, e o vice-presidente da República e ministro do MDIC, Dr. Geraldo Alckmin, conseguimos destacar a necessidade crítica de apoiar a exportação de produtos de defesa de alto valor agregado.

Dr. Gallo expressou sua satisfação com os desenvolvimentos, afirmando: “Fiquei muito feliz com o telefonema do vice-presidente logo após a reunião entre o MDIC, MD e Banco do Brasil. Os produtos financeiros anunciados são pauta da ABIMDE e fundamentais para a exportação de ofertas de valor agregado”.

A decisão do Banco do Brasil de continuar apoiando o setor de defesa, atuando nas emissões de garantias interbancárias com lastro nos recursos do Fundo de Garantia às Exportações (FGE), e como agente financeiro exclusivo do governo federal no Programa de Financiamento às Exportações (Proex), é um marco importante. Isso não apenas evitará prejuízos a empresas do setor que corriam risco de perder contratos, mas também contribuirá significativamente para a sustentabilidade e a autonomia da Base Industrial de Defesa.

Reconhecemos que, em um cenário global onde produtos financeiros para Defesa frequentemente sofrem boicotes externos, a responsabilidade de prover esses recursos essenciais recai sobre cada Estado nacional. No Brasil, o Banco do Brasil emerge como um elemento chave nesse processo, assegurando não apenas a viabilidade econômica das empresas, mas também a segurança e a soberania nacional.

A ABIMDE aplaude o compromisso do MDIC e a ação pessoal do excelentíssimo vice-presidente, do Ministério da Defesa, e do Banco do Brasil em fortalecer a Base Industrial de Defesa e Segurança do Brasil. Continuaremos a trabalhar de perto com todas as partes interessadas para promover o desenvolvimento e a exportação de produtos de defesa inovadores e de alta qualidade, reforçando o papel do Brasil como um líder global no setor.

 

Fonte: ABIMDE

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Durante a FIDAE 2024, a Boeing apresentou uma atualização do programa do avião de patrulha marítima P-8 Poseidon e os...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE