A valiosa carga chega ao Pará

0
1033

No dia 26 de janeiro, sete dias após sua partida, o navio-patrulha oceânico (NPaOc) Apa atracou no porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA), trazendo um tanque de 54 toneladas, que será envasado com 90 mil m³ de oxigênio líquido para abastecer hospitais na cidade de Manaus (AM) e região.

O Apa partiu de Santos (SP), em 19 de janeiro, após uma grande operação logística para trazer o tanque da cidade de Santo André (SP), e tinha previsão de parada no Pará no dia 28 de janeiro. Contudo, devido às boas condições meteorológicas e aos esforços de 80 militares que compõem a tripulação do navio, a chegada foi antecipada em dois dias. A atividade faz parte da Operação Covid-19, na qual as Forças Armadas atuam para mitigar as consequências da doença.

A missão do Apa teve apoio do Comando do 4º Distrito Naval, da Companhia Docas do Pará (CDP), que disponibilizou prontamente cais e guindastes e da empresa White Martins, fornecedora do oxigênio. O tanque será transportado via fluvial, por meio de uma balsa, até Manaus, onde deve chegar na primeira semana de fevereiro. O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará (SINDARPA) colocou-se à disposição para o apoio necessário.

A região de Manaus enfrenta colapso no sistema de saúde devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus no Amazonas e, desde março de 2020, as Forças Armadas prestam apoio a medidas deliberadas pelo Governo Federal direcionadas a reduzir os impactos do surto permanecendo em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos.

Com informações e imagens do 4º Distrito Naval

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here