A NUCLEP e o Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A – NUCLEP sediou em sua fábrica, em Itaguaí, no Rio de Janeiro, a 165ª Reunião do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, realizado no dia 24 último. Estiveram presentes, além da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), presidentes e representantes das CE das estatais BNDES, DataPrev, Banco do Brasil,  Petrobrás,  Hemobrás, Serpro, EMGEA, INB, Eletronuclear, FINEP, Infra. S/A, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

A abertura contou com a presença de toda diretoria e do presidente da empresa, Carlos Henrique Silva Seixas, que reforçou a importância do encontro para desenvolver e disseminar conhecimentos sobre ética, promovendo o permanente debate de questões relacionadas à sua gestão, tais como conflito de interesses e assédio moral. “A Comissão de Ética da Nuclep tem um papel muito importante no desenvolvimento da nossa empresa, porque colabora para um ambiente de trabalho saudável e, assim, conseguimos executar nossas funções da melhor forma e com mais produtividade. O papel fundamental da CE-Nuclep é a prevenção.”, afirmou.

Também compuseram a mesa de abertura, o coordenador do Fórum Nacional de Gestão da Ética, e ouvidor do BNDES, Leandro Alberto Torres Ravache e Luciana de Almeida Toldo, coordenadora-geral de Planejamento Institucional da SEST, que também destacou sobre a relevância de ações que promovem a integração entre empresas estatais e parabenizou a realização do Fórum. “Temos um potencial enorme de transformação de ambiente, por isso é importante que experiências sejam compartilhadas e esse fórum favorece essa troca de experiências”, falou.

O evento foi conduzido pela Comissão de Ética (CE) da Nuclep, que deu as boas-vindas aos participantes com a apresentação do vídeo institucional da empresa e, em seguida, das ações desenvolvidas nos últimos meses. A reunião seguiu com a palestra sobre a importância da definição das responsabilidades e interligação entre Comissão de Ética, Corregedoria, Ouvidoria, Governança; Risco e Integridade ministrada por Leandro Alberto Torres Ravache.

Na sequência, os representantes das estatais, seguiram por uma visita guiada para no piso fabril, onde puderam conhecer de perto a capacidade de abrangência na atuação da Nuclep.  À tarde, a reunião seguiu com a palestra em alusão ao mês da Consciência Negra com a temática do racismo estrutural realizada por Daniel Alves, mestre em Justiça e Segurança, advogado, historiador, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB (Santa Cruz-RJ).

O encerramento do encontro foi marcado por trocas de experiências e elogios ao trabalho que a CE tem desenvolvido dentro da instituição. “Fórum é muito relevante tendo em vista que contribui para o fortalecimento da ética nas estatais, é um momento de troca de experiências, aprendizado e uma forma de melhorar a atuação das comissões. A nossa Comissão de Ética está alinhada com os valores da companhia, porém o mais importante é entender que a ética faz parte de todos nós.”, concluiu Rosângela Paes, presidente da Comissão de Ética da Nuclep.

Fonte: Comunicação NUCLEP

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Durante a Eurosatory 2024, que esta ocorrendo no Centro de exposições Paris-Nord Villepinte, localizado nos arredores de Paris, a empresa...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL